dc.contributor.author | Souza, George Myller, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Lange, Rogério Ribas, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T12:28:11Z | |
dc.date.available | 2022-02-08T12:28:11Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/70700 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rogério Ribas Lange | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Defesa : Curitiba, 26/03/2020 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p.53-55 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A interatividade com animais como ferramenta de educação vem sendo discutida ao longo do tempo. Os zoológicos e aquários modernos são locais que permitem aos visitantes entrar em contato com a natureza e se sensibilizarem com os temas referentes a conservação das espécies animais e ainda trabalham na conservação, pesquisa e educação. Este trabalho objetivou entender as percepções da população em relação as ações de educação ambiental que ocorrem dentro e fora dos zoológicos e aquários e as ainda as percepções populares sobre as serpentes. Em um segundo momento foram avaliadas ações de educação ambiental que os zoológicos e aquários realizam e a valorização que esses empreendimentos dão para a comunicação dos resultados dos projetos de educação ambiental para a comunidade local e a comunidade científica. Os dados obtidos nos questionários envolvidos nesse trabalho mostram que a maior parte da população acredita que suas ações podem influenciar na conservação de espécies animais. Ainda mostra que acreditam que a educação ambiental e os zoológicos são ferramentas importantes para a conservação, os dados mostram também que grande parte da população não percebe as ações de educação ambiental que ocorrem nos zoológicos e aquários. Palavras-chave: Educação Ambiental. Zoológicos e Aquários. Percepções populares. Serpentes. Conservação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Interactivity with animals as an educational tool has been discussed over time. Modern zoos and aquariums are places that allow visitors to get in perception with nature and become aware of themes related to the conservation of animal species and still work on conservation, research, and education. This work proposed to understand the perceptions of the population in relation to environmental education actions that occur inside and outside zoos and aquariums and also the popular perceptions about snakes. In a second step, environmental education actions that zoos and aquariums carry out and the valuation that these ventures give to communicating the results of environmental education projects to the local community and the scientific community were evaluated. The data obtained in the questionnaires involved in this work show that the majority of the population believes that their actions can influence the conservation of animal species. Still shows that they believe that environmental education and zoos are important tools for conservation, the data also show that a large part of the population does not understand the actions of environmental education that occur in zoos and aquariums. Keywords: Environmental education. Zoos and Aquariums. Popular perceptions. Snakes. Conservation. | pt_BR |
dc.format.extent | 68 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Jardins zoologicos | pt_BR |
dc.subject | Aquarios | pt_BR |
dc.subject | Cobra | pt_BR |
dc.subject | Medicina veterinária | pt_BR |
dc.title | Percepções populares e insitucionais acerca de educação ambiental, serpentes e zoológicos | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |