Construção de indicadores de desempenho dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) sob a ótica de quem produz o cuidado em saúde bucal
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Data
2018Autor
Gonçalves, Jéssica Rodrigues da Silva Noll, 1991-
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Resumo: O objetivo do presente estudo foi elaborar uma matriz avaliativa composta por indicadores e parâmetros de avaliação de desempenho dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) da 2a Regional de Saúde do estado do Paraná, pelo ponto de vista do profissional que produz o cuidado em saúde bucal. Este trabalho foi organizado em cinco artigos, onde o primeiro buscou estabelecer o marco teórico sobre o tema por meio de revisão de literatura, contextualizando como ocorreu a inserção dos CEO no Brasil. O segundo artigo consistiu em um estudo exploratório que objetivou identificar quais indicadores de saúde bucal têm sido utilizados na avaliação de serviços de saúde no Brasil. Os três últimos artigos são produtos descritivo-analíticos gerados a partir de dados primários e secundários. O terceiro artigo avaliou a infraestrutura e o processo de trabalho dos CEO dos municípios estudados. O quarto artigo avaliou o desempenho dos CEO. Por fim, o quinto artigo apresentou os indicadores de desempenho dos CEO participantes gerados a partir do consenso entre cirurgiões-dentistas. Como resultados obtidos, o primeiro artigo apontou que a inclusão da saúde bucal na Equipe de Saúde da Família foi o primeiro passo para efetivar a expansão da atenção à saúde bucal no Brasil, favorecendo posteriormente a implantação dos CEO. O segundo identificou 60 indicadores de saúde bucal que foram classificados de acordo com a dimensão avaliada (usuário, profissional e Sistemas de Saúde). O terceiro artigo obteve uma amostra composta por 54 cirurgiões-dentistas, sendo que 42,6% atuavam na Endodontia; 61,1% relataram que os usuários não são encaminhados com o tratamento básico concluído, e o intervalo de tempo entre o agendamento e a consulta é superior a 180 dias (38,9%). O quarto apontou que apenas o CEO do município de Colombo demonstrou desempenho ruim (nenhuma meta cumprida), divergindo do resultado obtido pelos demais municípios que obtiveram desempenho ótimo. Já o quinto artigo foi composto por uma amostra de 31 cirurgiões-dentistas, onde, na 1a etapa do Grupo Nominal, foram obtidos 37 indicadores de desempenho, sendo que na 2a etapa participaram 23 cirurgiões-dentistas, e foram selecionados 30 indicadores, nas diferentes especialidades, sob a lógica dos trabalhadores. Concluiu-se que o processo de avaliação dos CEO, com a participação dos trabalhadores, é um processo fundamental para que, frente às metas propostas e às condições de trabalho, as equipes estabeleçam a realização sistemática de reuniões para avaliar o andamento das ações planejadas, para que possam replanejar estas ações, a fim de consolidar o processo de trabalho nos CEO. Palavras-chave: Saúde Bucal. Atenção Secundária à Saúde. Avaliação em Saúde. Serviços de Saúde Bucal. Especialidades Odontológicas. Abstract: The aim of this study was to elaborate an evaluative matrix composed of indicators and performance evaluation parameters of the Specialized Dental Clinics (CEO) o fthe 2nd Regional Paraná State Health, from the point ofview of the professional who produces oral health care. This work was organized in five articles where the first one sought to establish the theoretical framework on the subject through a literature review, contextualizing how the insertion of the CEO occurred in Brazil. The second article consisted of an exploratory study that aimed to identify which oral health indicators have been used in the evaluation of health services in Brazil. The last three articles are descriptive-analytic products generated from primary and secondary data. The third article evaluated the infrastructure and the work process ofthe CEO ofthe municipalities studied. The fourth article evaluated CEO performance. Finally, the fifth article presented the performance indicators of participating CEOs generated from the consensus among dental surgeons. As a result, the first article pointed out that the inclusion of oral health in the Family Health team was the first step in the expansion of oral health care in Brazil, favoring the implantation o fthe CEO. The second identified 60 oral health indicators that were classified according to the assessed dimension (user, professional and Health Systems). The third article obtained a sample of 54 dental surgeons, 42.6% of whom worked in Endodontics; 61.1% reported that users are not referred with the basic treatment completed, and the time interval between the schedule and the query is greater than 180 days (38.9%). The fourth pointed out that only the CEO o fthe municipality ofColom bo demonstrated poor performance (no goal met), diverging from the result obtained by the other municipalities that obtained optimum performance. The fifth article was composed of a sample of 31 dental surgeons, where, in the first stage of the Nominal Group, 37 performance indicators were obtained. In the second stage, 23 dental surgeons participated and 30 indicators were selected in the different specialties, under the workers' logic. It was concluded that the evaluation process o fthe CEO, with the participation o fthe employees, is a fundamental process so that, in the face of proposed goals and working conditions, teams establish systematic meetings to evaluate the progress of planned actions, so they can reschedule these actions in order to consolidate the work process in the CEO. Keywords: Oral Health. Secondary Care. Health Evaluation. Dental Health Services. Specialties, Dental.
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