Na caravana do novo documentário : Subterrâneos do futebol (1965) e a aurora cinematográfica de Maurice Capovilla
Abstract
Resumo: Subterrâneos do Futebol (1965), dirigido por Maurice Capovilla, é um documentário de média-metragem com 32 (trinta e dois) minutos de duração, realizado entre 1964- 1965, e objeto principal desta pesquisa. O filme trata de maneira crítica e contundente aspectos diversos (e adversos) da profissão de jogador de futebol, provocando uma discussão para além do glamour idealizado do esporte. Diante disso, esta dissertação busca investigar as principais preocupações sociopolíticas contidas no documentário, considerando momentos pretéritos à sua produção e o contexto histórico e social no qual Maurice Capovilla estava inserido; motivo pelo qual o recorte temporal estipulado para análise perfaz o período compreendido entre 1959 e 1965, ano de finalização do documentário. Com esse intuito, além dos filmes realizados por Capovilla entre 1962-65, foram utilizadas fontes como entrevistas concedidas pelo diretor e artigos publicados por ele em revistas e jornais da época. Tais fontes foram articuladas à revisão bibliográfica sobre o cinema daquele período, bem como ao contexto político cultural com o qual o cinema de Capovilla dialoga. Considerou-se, de maneira exordial, portanto, refletir sobre os indícios de uma transformação pela qual passava o gênero documentário no Brasil na virada das décadas de 1950 para 1960, para, na sequência, localizar Capovilla naquele ínterim e, finalmente, aprofundar a investigação das questões sociopolíticas presentes em seu documentário articulando-os com passagens da trajetória do cineasta e propondo debate com outros autores. Palavras-chave: Maurice Capovilla. Documentário brasileiro. História e cinema. Subterrâneos do Futebol. Futebol brasileiro. Abstract: Subterrâneos do Futebol (1965) - Soccer's Undergrounds, in a direct translation -, directed by Maurice Capovilla, is a Brazilian medium length documentary with 32 (thirty-two) minutes of duration, filmed between 1964-1965, and main object of this dissertation. The film deal with diverse (and adverse) aspects of the soccer player profession in a critical manner, provoking a discussion beyond the idealized glamour of this sport. Because of that, this research seeks to investigate the main political arguments contained in the documentary, considering moments that precede its production, and the historical and social context in which Capovilla was inserted; thus the stipulated time frame addressed by this research covers the period between 1959 and 1965, year of completion of Capovilla's documentary. In addition to the movies realized by Capovilla between 1962 and 1965, this research resorted to sources like interviews granted by this director, and articles published by him in journals and magazines from that time. These sources were articulated with the specialized literature review about the Brazilian cinema at that time, as well as to the political and cultural context with which Capovilla's cinema dialogues. Therefore, it was considered, initially, to reflect on the signs of a transformation within the documentary genre in Brazil at the turn of the 1950s to the 1960s. So, in sequence, it could be possible do localize Capovilla in that interim, and finally focus the investigation in the political arguments present in his documentary, articulating them with passages from the filmmaker's trajectory and proposing debates with other authors. Keywords: Maurice Capovilla. Brazilian Documentary. History and cinema. Subterrâneos do Futebol. Brazilian soccer
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