A percepção com mapas mentais, de aspectos ambientais na bacia do Rio Itaqui, por estudantes do 6º ano do Colégio Estadual Guatupê
Resumo
Resumo: O processo investigativo relatado nesta dissertação, está associado ao trabalho final como requisito parcial para a obter o título de mestre junto ao Programa de Mestrado Profissional em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), localizado no Polo UFPR Litoral tem como foco investigar a ampliação da capacidade de percepção das interações ambientais como agente fundamental das Ciências Ambientais pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Guatupê, em São José dos Pinhais (PR) a respeito do meio ambiente no lugar onde vivem, especificamente da Bacia do Rio Itaqui. Para tanto, o trabalho teve como ponto de partida a utilização de Mapas Mentais como recurso da cartografia para análise da percepção ambiental. A partir desse recurso cartográfico foi possível analisar a forma como os estudantes representam e compreendem o espaço vivido, em especial os fenômenos do seu cotidiano ambiental. Desse modo, a pesquisa teve a intenção de evidenciar a importância da utilização dos mapas mentais em sala de aula para percepção e interpretação do espaço geográfico como cenário privilegiado das Ciências Ambientais. O recurso utilizado mostrou ser um suporte importante para o professor no processo de ensino e aprendizagem do que caracteriza essa área do conhecimento, assim como também em outras ciências, que possam interagir com as questões relacionadas à vida com dignidade. Essa abordagem contribuiu para a sensibilização dos estudantes para a importância do cuidado nas relações ambientais e o papel de cada um nesse processo. Sendo possível uma interação com outras disciplina como processo interdisciplinar. Palavras-chave: Mapa mental. Lugar. Pertencimento. Sensibilização Abstract: This investigative process is linked to the final work as a partial requirement to obtain the master's degree from the Professional Networked Master's Degree for the Teaching of Environmental Sciences (PROFCIAMB), located at the UFPR Litoral Pole. It focuses on investigating the environmental perception of the students' place of experience through mental maps, it helps in understanding the environmental problems in the lived space, which is a resource to better understand and develop teaching-learning. The present work had as a starting point the Mind Maps as a resource of Cartography to analyze the environmental perception of the Itaqui River Basin conceived by the students of the 6th grade of Elementary School II of the Guatupê State School, in São José dos Pinhais - PR. Cartographic resource was possible to analyze the way students represent and understand the lived space, especially the phenomena of their daily lives. Thus, the research aimed to highlight the importance of using mental maps in the classroom as a resource for interpretation and perception of geographical space and showed to be a support to the teacher in the process of teaching and learning in geography seeking the awareness of students in preserving the environment. Keywords: Mind map; Geography teaching; Place; Living space, environmental awareness.
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