• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016032P2 Programa de Pós-Graduação em Sociologia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016032P2 Programa de Pós-Graduação em Sociologia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Entre o som e a cena : as afinidades tropicalistas na canção de Caetano Veloso e no teatro de José Celso Martinez Corrêa (1966-1968)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - VINICIUS TADEU MILANI.pdf (3.771Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Milani, Vinícius Tadeu, 1994-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de expandir e complementar os estudos que abrangem as relações entre as diferentes áreas da produção cultural, destacando o intenso diálogo estabelecido entre o teatro e a canção nos anos 1960. Nos diferentes campos das ciências humanas, já foram realizadas algumas análises sobre os pontos de contato estabelecidos entre as obras dos diferentes artistas que foram identificadas, historicamente, como Tropicalistas. A partir da bibliografia existente, verificou-se a inexistência de uma análise pormenorizada sobre os processos históricos que desencadearam a emergência dessas produções, bem como as afinidades temáticas existentes entre suas principais obras. Analisando o panorama das obras tropicalistas de José Celso e Caetano Veloso, pinçaremos as encenações de O Rei da Vela (1967), Roda Viva (1968), a apresentação de Alegria, alegria no III Festival de Música Popular Brasileira e o álbum-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis (1968) - trabalhando, especificamente, as canções assinadas por Caetano. De um lado, pretendemos analisar como essas obras partilham sentidos, suas afinidades e seus afastamentos em relação às produções nacionais-populares. De outro, buscamos examinar como alguns temas abordados no teatro de José Celso se projetam, em grande medida, na canção de Caetano Veloso. Palavras-chave: Tropicalismo; Nacionalismo; Engajamento.
     
    Abstract: The present work arose from the need to expand and complement the studies that cover the relationships between the different areas of cultural production, highlighting the intense dialogue established between theater and song in the 1960s. In the different fields of the humanities, some analyzes have already been carried out on the points of contact established between the works of different artists who have been identified, historically, as Tropicalists. From the existing bibliography, it was found that there was no detailed analysis on the historical processes that triggered the emergence of these productions, as well as the thematic affinities existing between his main works. Analyzing the panorama of the tropicalist works by José Celso and Caetano Veloso, we will pick out the staging of O Rei da Vela (1967), Roda Viva (1968), the presentation of Alegria, alegria at the III Festival of Brazilian Popular Music and the album Tropicália or Panis et Circensis (1968) - working, specifically, the songs signed by Caetano. On the one hand, we intend to analyze how these works share meanings, their affinities and their distances from national-popular productions. On the other hand, we seek to examine how some themes addressed in José Celso's theater are projected, to a large extent, in Caetano Veloso's song. Keywords: Tropicalism; Nationalism; Engagement.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69566
    Collections
    • Dissertações [175]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV