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    Educação em direitos humanos no Brasil : sentidos de sua construção (1987-1995)

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    R - D - SABRINA CESAR FREITAS.pdf (12.54Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Freitas, Sabrina Cesar, 1995-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta dissertação trata da construção da Educação em Direitos Humanos no Brasil, no período de 1987 a 1995. Neste texto, reconstituiu-se os objetivos, as motivações e as estratégias que orientaram as primeiras iniciativas desta nova perspectiva educativa no país. Os primeiros empreendimentos foram conduzidos pela Comissão Justiça e Paz de São Paulo, instituição paulistana de origem eclesiástica, criada em 1972, dedicada à defesa dos direitos humanos no país. Dada esta centralidade, os registros de atividades da instituição, arquivados no Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo, foram as principais fontes desta investigação. A demanda pelo tema dos direitos humanos em ambientes educativos foi forjada, neste momento, como um conteúdo necessário aos novos rumos democráticos brasileiros. Neste registro, encarada como núcleo da reestruturação da ação pedagógica, a Educação em Direitos Humanos foi lida como a ferramenta fundamental para a transformação dos vínculos societários, para o reconhecimento generalizado da dignidade humana e para constituição de uma perspectiva social promotora dos Direitos Humanos. Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Comissão Justiça e Paz de São Paulo. Pensamento Social. Educação.
     
    Abstract: This is a dissertation on the construction of Human Rights Education in Brazil, from 1987 to 1995. This text reconstituted objectives, motivations and strategies that guided the first initiatives of this new educational program. The first ventures were carried out by the Comissão Justiça e Paz de São Paulo, institution of ecclesiastical origin, created in 1972, dedicated to the defense of human rights in the country. For this reason, the institution's activity records, filed in the Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo, were the main sources of this investigation. The demand for the theme of human rights in educational environments was forged, at this moment, as a necessary content for the new democratic directions in Brazil. In this register, seen as the core of the restructuring of the pedagogical action, Education in Human Rights was read as the fundamental tool for the transformation of society, for the generalized recognition of human dignity and for the constitution of a social perspective that promotes Human Rights. Keywords: Human Rights Education; Comissão Justiça e Paz de São Paulo; Sociology of Knowledge; Education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69433
    Collections
    • Dissertações [175]

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