Práticas educativas em saúde e ciências ambientais : interface entre atenção primária e escola na promoção da saúde em Matinhos - PR
Resumo
Resumo: O presente trabalho refere-se ao estudo das práticas educativas em saúde nas escolas, propondo o desenvolvimento de uma ferramenta pedagógicas na escola em conjunto com as equipes de saúde e educação a fim de fortalecer o ensino das ciências ambientais, com o intuito de promover umatransformação social local, bem como avaliar a interface entre saúde e educação no contexto escolar estudado, para desenvolvimento de ações de promoção da saúde, considerando a territorialização da escola e compreendendo como são desenvolvidas as práticas educativas em saúde na escola, por meio das Políticas Públicas inseridas no Sistema Único de Saúde. O local estudado foi a Escola Luiz Carlos dos Santos no município de Matinhos - PR. O tipo de estudo é social e apresenta características da pesquisaação participativa por propor uma intervenção no contexto escolar a fim de fortalecer as práticas educativas vigentes e exibe a metodologia da problematização, baseada na resolução de problemas naquela realidade observada. Para o levantamento dos dados se utilizou o método do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Como resultados desta pesquisa se desenvolveu uma ferramenta pedagógica para o ensino das ciências ambientais, o Projeto: Escola, saúde, ambiente e comunidade mobilizados contra o Aedes aegypti. O trabalho intersetorial apresentou-se adequado para ações de promoção da saúde utilizando como ferramenta o ensino por projetos. A educação em saúde contribui com o ensino das ciências ambientais ao utilizar a visão ampliada de saúde. O projeto de intervenção concretizou mudanças no território estudado por meio da diminuição e eliminação de ovos de Aedes aegypti, apresentando assim que as ações de controle vetorial de remoção mecânica sem utilização de produtos químicos, ações intersetoriais e principalmente a educação em saúde ambiental, são os mecanismos adequados para eliminação de vetores e consequentemente a prevenção de doenças, epidemias e mortes. A pesquisa concluiu que as ações intersetoriais na aplicação de Políticas Públicas já existentes para o ensino das ciências ambientais são favoráveis ao êxito, levando como resultado as transformações individuais e coletivas de uma comunidade. Tendo a escola como o local adequado na aplicação dessas ações e considerando a aplicação da educação em saúde, bem como outras medidas desenvolvidas por outros setores como educação, meio ambiente, instituições de ensino superior e associações para efetividade da promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas. Palavras-chaves: Ensino das ciências ambientais, Educação em saúde, Práticas educativas em saúde, Controle vetorial. Abstract: The present work refers to the study of educational practices in health in schools, proposing the development of a pedagogical tool in school together with the health and education teams in order to strengthen the teaching of environmental sciences, in order to promote a transformation as well as to evaluate the interface between health and education in the studied school context, for the development of health promotion actions, considering the territorialization of the school and understanding how the health educational practices are developed in the school, through the inserted Public Policies, in the Unified Health System. The place studied was the Luiz Carlos dos Santos School in the municipality of Matinhos - PR. The type of study is social and presents characteristics of participatory action research for proposing an intervention in the school context in order to strengthen current educational practices and exhibits the methodology of problematization, based on problem solving in that observed reality. For data collection, the Charles Maguerez Arc method was used, following the steps of reality observation, key points, theorizing, hypothesis of solution and application in reality. As a result of this research, a pedagogical tool was developed for the teaching of environmental sciences, the Project: School, health, environment and community mobilized against Aedes aegypti. The intersectoral work was adequate for health promotion actions using project teaching as a tool. Health education contributes to environmental science teaching by utilizing the broader view of health. The intervention project made changes in the studied territory through the reduction and elimination of Aedes aegypti eggs, showing that the vector control actions of mechanical removal without chemical use, intersectoral actions and mainly the environmental health education, are the adequate mechanisms for vector elimination and consequently the prevention of diseases, epidemics and deaths.The research concluded that intersectoral actions in the application of existing Public Policies for environmental science teaching are favorable to success, leading to the individual and collective transformations of a community. Having the school as the appropriate place in the application of these actions and considering the application of health education, as well as other measures developed by other sectors such as education, environment, higher education institutions and associations for the effectiveness of health promotion and quality of life, of people Keywords: Environmental science teaching, Health Education, Health Educational Practices and Vector Control.
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