Práticas pedagógicas de educação transformadora e as questões ambientais na escola municipal do campo em tempo integral "Luiz Andreoli" - Paranaguá/PR
Resumo
Resumo: O presente trabalho versa sobre as Práticas Pedagógicas em Educação Transformadora Diante das Questões Ambientais, busca realizar um estudo para diagnosticar junto à Escola Municipal do Campo Em Tempo Integral "Luiz Andreoli", hábitos culturais relativos às questões ambientais, que necessitam de discussão e sensibilização como forma de contribuição e proteção às comunidades e a vida na Terra. O estudo objetivou sensibilizar a comunidade Morro Inglês, e desenvolveu ações de orientação às práticas habituais de vida, relacionadas ao meio ambiente nessa comunidade. Este trabalho de pesquisa encontrou justificativa na necessidade de atitudes reflexivas, em vista dos problemas ambientais observados na comunidade, relacionado as questões do lixo. Propomos a reflexão quanto ao destino dado ao lixo, problematizando o uso do fogo na queima destes resíduos recicláveis com as folhas secas e outros restos vegetais, fazendo a crítica a este hábito cultural que é passado de geração a geração. Buscou-se valorizar a cultura local da comunidade, e seus hábitos camponeses de vida. Utilizando como método de pesquisa, a pesquisa-ação aliadas as análises dos depoimentos dos participantes, discussões em rodas de conversas, visitas à comunidade, dias de limpeza dos quintais das famílias da comunidade. Desenvolveu-se ações como: horta na escola, fazendo utilização de resíduos orgânicos como adubo para as plantas. Desenvolveu-se também projetos educativos junto à escola e a comunidade, "Projeto Todos por um Mundo Melhor", onde elaboramos um jornalzinho educativo, realizando uma passeata, levando à comunidade a sugestão de fazer separação do lixo, para fins de reciclagem, ajudando a preservar o meio ambiente, e evitando assim a queima do lixo nos quintais. Buscou-se parceria junto à administração das Colônias, pedindo a coleta do lixo doméstico, que não pode ser reciclado. Observamos que em meio a toda essa riqueza cultural, havia a necessidade de desenvolver junto à comunidade, ações reflexivas de proteção ao meio ambiente. E em parceria, desenvolveu-se o estudo que contou com a participação dos estudantes da UFPR - Setor Litoral, gestores, educadores, educandos e membros da comunidade Colônia Morro Inglês e procedemos o estudo da literatura sobre o assunto. Os resultados do estudo mostraram que através de práticas pedagógicas podemos alcançar mudanças significativas, como: separação do lixo para reciclagem, separação do lixo orgânico para uso em hortas, coleta do lixo doméstico na comunidade, realizada uma vez por semana pela Prefeitura Municipal de Paranaguá, e mudanças de hábitos, fazendo a separação do lixo, evitando a queima nos quintais, visando melhor qualidade de vida na comunidade. Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Meio Ambiente. Desenvolvimento Sustentável. Sensibilização. Abstract: The present work on Pedagogical Practices in Transformative Education Facing Environmental Issues, seeks to carry out a study to diagnose, along with the Municipal School of Campo Full-time "Luiz Andreoli", cultural life habits in the face of environmental issues, which need discussion and awareness as a form of contribution and protection to the life community on Earth. The study aims to sensitize the community, developing actions to guide the usual practices of life, related to the environment in this community. It is justified by the need for reflective attitudes, in view of the environmental problems observed in the community, related to garbage issues. Reflections on the destination given to the garbage, making use of burning it in the yards along with the dry leaves, as a cultural habit passed down from generation to generation. We sought to value the local culture of the community, and its peasant habits of life. Using as a research, a qualitative action research, with analysis of the participants' testimonies, in conversation circles, in visits to the community on the day of cleaning the backyards. Actions were developed such as: vegetable garden at school, using organic waste as fertilizer for plants. Educational projects were also developed with the school and the community, "Projeto Todos por um Mundo Melhor", in which we produced an educational newspaper, holding a march, taking to the community the suggestion of separating garbage for recycling purposes, helping to preserve the environment, and thus avoid burning garbage in backyards. A partnership was sought with the Colonies' administration, asking for the collection of domestic waste, which cannot be recycled. By involving these actions together with pedagogical practices that value the culture of the land, we were able to experience, through field activities, peasant cultural habits, such as planting the fields, making flour in artisanal mills, using rural transport, even to go to rural areas, school. It was observed that in the midst of all this cultural wealth, there was a need to develop reflexive actions to protect the environment with the community. And the study was developed in partnership, with students from UFPR - Setor Litoral, managers, educators, students and members of the Colônia Morro Inglês community, with a study based on the literature on the subject. The results of the study show that through pedagogical practices we can achieve significant changes, such as: separation of waste for recycling, separation of organic waste for use in vegetable gardens, collection of household waste in the community, carried out once a week by the Municipality of Paranaguá, and changes in habits, separating garbage, avoiding burning in backyards, aiming at a better quality of life in the community. Keywords: Pedagogical practices. Environment. Sustainable development. Awareness.
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