Um olhar ao ecofeminismo a partir do pensamento de Vandana Shiva
Resumo
Resumo: Repensar os cânones do ecofeminismo a partir dos preceitos de Vandana Shiva e contribuir para novas interfaces entre ética ambiental e o cuidado e a responsabilidade com os ambientes naturais e culturais são metas constantemente reafirmadas pelas proposições socioambientais contemporâneas. O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de contribuir no estabelecimento de pontes e mediações entre as concepções da filósofa, física e ativista hindu Vandana Shiva. O fio condutor do trabalho reside nos preceitos difundidos pelas redes de movimento social identificadas no ecofeminismo, campo de reflexão e atuação da autora. A pesquisa se dedicou a uma pequena parcela de seu pensamento, abarcando apenas as linhas principais de suas obras. Sob o ponto de vista metodológico, a investigação está orientada pelos princípios e metodologias circunscritas na proposição das narrativas biográficas, campo epistemológico inovador a adensar as perspectivas da educação ambiental. A justificativa dos esforços em contribuir na divulgação do pensamento de Vandana Shiva reside em seu potencial de (re)invenção do espaço escolar, em especial nos debates sobre o currículo pedagógico, em constante atualização e transformação no diálogo com os temas centrais de nossa sociedade. Palavras-chave: Meio ambiente; Educação ambiental; Abstract: Rethinking the canons of ecofeminism based on the precepts of Vandana Shiva and contributing to new interfaces between environmental ethics and care and responsibility for natural and cultural environments are goals constantly reaffirmed by contemporary socioenvironmental propositions. This research project aims to contribute to the establishment of bridges and mediations between the conceptions of the Hindu philosopher, physicist and activist Vandana Shiva. The guiding thread of the work resides in the precepts spread by the social movement networks identified in ecofeminism, the field of reflection and the author's performance. The research was devoted to a small part of his thinking, covering only the main lines of his works. From the methodological point of view, the investigation is guided by the circumscribed principles and methodologies in the proposition of biographical narratives, an innovative epistemological field to densify the perspectives of environmental education. The justification for efforts to contribute to the dissemination of Vandana Shiva's thought lies in its potential for (re) invention of the school space, especially in debates on the pedagogical curriculum, which are constantly updated and transformed in the dialogue with the central themes of our society. Palavras-chave: Environment; environmental education;
Collections
- Dissertações [102]