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dc.contributor.advisorFrancisco, Rodrigo Eduardo Botelho, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorGrieger, Jenifer Daiane, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-05T17:59:09Z
dc.date.available2021-01-05T17:59:09Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69062
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Eduardo Botelho-Franciscopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 27/05/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 86-91pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração:pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os influenciadores digitais estão entre os fenômenos da comunicação na Internet. Advindos de uma cultura marcada pela apropriação da rede e, mais especificamente, das Redes Sociais Digitais (RDS) que, possibilitam novas configurações de sociabilidade entre os atores alterando até mesmo as noções de tempo e espaço. As formas de comunicar da atualidade são potencializadas pelo maior ao acesso à Internet e a dispositivos móveis, por exemplo. Neste espaço, pessoas consideradas comuns tornam-se criadores de conteúdo, ganhando popularidade, numa dinâmica próxima à de celebridade. Os influenciadores digitais estão presentes em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube etc. Este artigo apresenta resultados da dissertação da autora e teve como objetivo compreender o comportamento informacional e a construção identitária em torno de marcas do segmento de moda do mercado de luxo na Internet promovidas por influenciadores digitais no Instagram. Selecionou-se o perfil da influenciadora Camila Coelho que possui mais de oito milhões de seguidores e quase onze mil publicações na plataforma. Os conteúdos de Camila são voltados ao segmento de moda, beleza e estilo de vida. Assim, propõe a analisar as interações entre a influenciadora e seus seguidores, com objetivo de identificar os conceitos de identidade e de comportamento informacional. Para delimitação do recorte temporal restringimos a análise das postagens ao evento Paris Fashion Week ocorrido entre 21 e 25 de janeiro de 2018. Neste período, foram identificadas vinte e três postagens e após a análise preliminar das publicações, foram contabilizados 28.338 comentários ao todo. As postagens são relacionadas ao evento e as marcas de luxo participantes. Para fins amostrais, definimos para esta análise, uma amostra de 10% dos comentários de cada publicação, totalizando 2.833 comentários. A partir das abordagens de Quivy e Campenhoudt desenvolveu-se um modelo de análise que contempla abordagens teóricas sobre identidade e comportamento informacional. O modelo conta com conceitos, indicadores e métricas e pode ser adaptado para análise de outros contextos e fenômenos relacionados principalmente as Redes Sociais Digitais. Após a coleta e análise dos dados observa-se como resultado que todos os elementos identitários e de comportamento informacional elencados para este estudo puderam ser identificados em maior ou menor escala no corpus analisado. Desta forma, o trabalho espera contribuir na discussão da identidade e do comportamento informacional no contexto das redes sociais e mais especificamente dos influenciadores digitais e enseja estudos futuros que possam utilizar o modelo proposto em outros contextos, agregando novos vieses aos objetivos aqui propostos ou mesmo testando se o comportamento dos dados é próximo mesmo em outros perfis de influenciadores, ou segmentos diferenciados. Palavras-chave: Influenciadores digitais. Instagram. Identidade. Comportamento informacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Digital influencers are among the phenomenal of communication on the Internet. Resulting from a culture marked by the appropriation of the network and, more specifically, of Digital Social Networks (RDS), which allow new configurations of sociability, changing notions of time and space. Today's ways of communicating are enhanced by greater access to the Internet and mobile devices, for example. In this space, people considered common become content creators, gaining popularity, in a dynamic close to celebrities. Digital influencers are present on platforms such as Facebook, Instagram, Twitter, YouTube etc. This article presents the results of the author's dissertation and aimed to understand the information behavior and identity construction around brands in the fashion segment of the Internet luxury market promoted by digital influencers on Instagram. The profile of influencer Camila Coelho, who has more than eight million followers and almost eleven thousand publications on the platform, was selected. Camila's content is focused on the fashion, beauty and lifestyle segment. Thus, it proposes to analyze the interactions between the influencer and her followers, in order to identify the concepts of identity and information behavior. To delimit the time frame, we restricted the analysis of posts to the Paris Fashion Week event that took place between January 21st and 25th, 2018. In this period, twenty-three posts were identified and after the preliminary analysis of the publications, 28.338 comments in total were recorded. The posts are related to the event and the participating luxury brands. For sampling purposes, we defined for this analysis, a sample of 10% of the comments of each publication, totaling 2.833 comments. From the approaches of Quivy and Campenhoudt, an analysis model was developed that includes theoretical approaches on identity and information behavior. The model has concepts, indicators and metrics and can be adapted to analyze other contexts and phenomena related mainly to Digital Social Networks. After collecting and analyzing the data, it is observed as a result that all the elements of identity and information behavior listed for this study could be identified to a greater or lesser extent in the analyzed corpus. In this way, the work hopes to contribute to the discussion of identity and information behavior in the context of social networks and more specifically of digital influencers and promotes future studies that can use the proposed model in other contexts, adding new biases to the objectives proposed here or even testing if the behavior of the data is similar even in other influencer profiles, or different segments. Keywords: Digital Influencers. Instagram. Identity. Information behavior.pt_BR
dc.format.extent96 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.titleInfluenciadores digitais e redes sociais : um estudo sobre comportamento informacional e identidade em torno de marcas de moda no segmento de luxo no Instagrampt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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