Experiências da escola pública : a maratona do conhecimento como proposta pedagógica par abordagem de temas socioambientais
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Octaviano, Elisangela Maria, 1987-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho busca reconhecer e sistematizar a experiência das "Maratonas do Conhecimento" promovidas pelo colégio Estadual Dra. Zilda Arns Neumann, na cidade de Guaratuba, litoral sul do estado do Paraná, com atenção a suas interfaces pedagógicas e ambientais na construção do conhecimento neste ambiente escolar. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido de modo a contemplar os objetivos que são: sistematizar material administrativo e pedagógico (físico e digital) relacionado à experiência do processo de concepção e institucionalização da "Maratona do Conhecimento"; Elaborar e publicizar um banco de dados com as informações da "Maratona do Conhecimento"; Levantar o histórico da atividade através de consulta a fontes documentais, registros e entrevistas; Resgatar nos diferentes calendários letivos uma linha do tempo com as atividades e temáticas já desenvolvidas e Analisar a efetividade da atividade enquanto proposta alternativa de metodologia educacional em termos de sensibilização ética socioambiental. Essa construção, se deu através dos relatos das experiências obtidas durante o desenvolvimento das atividades relacionadas ao projeto, sistematizadas e apresentadas no desenvolvimento da pesquisa. A fim de atender aos objetivos propostos, lançamos mão de metodologias que se complementaram entre si, sendo estas : pesquisa-ação, entrevistas com grupo focal e entrevistas individuais semi-estruturadas. Abordamos, ainda, contextos e processos inerentes ao Colégio Estadual Dra. Zilda Arns Neumann que são fatores decisivos para o desenvolvimento do projeto nesta escola. Palavras-chave: Difusão de práticas educativas, Difusão de práticas de educação ambiental aplicadas ao ambiente escolar, Maratona do Conhecimento. Abstract: The present work seeks to recognize and systematize the experience of the "Marathons of Knowledge" promoted by Dr. Zilda Arns Neumann State College, in the city of Guaratuba, southern coast of the state of Paraná, with attention to their pedagogical and environmental interfaces in the construction of knowledge in this area. school environment. For such, the work was developed in order to contemplate the objectives that are: systematize administrative and pedagogical material (physical and digital) related to the experience of the conception and institutionalization process of the "Knowledge Marathon"; Develop and publicize a database with information from the "Marathon of Knowledge"; Survey the history of the activity through consultation with documentary sources, records and interviews; Rescue in the different academic calendars a timeline with the activities and themes already developed and Analyze the effectiveness of the activity as an alternative educational methodology proposal in terms of social and environmental ethical awareness. This construction occurred through the reports of experiences obtained during the development of project-related activities, systematized and presented in the development of the research. In order to meet the proposed objectives, we used methodologies that complemented each other, namely: action research, focus group interviews and semi-structured individual interviews. We also approach contexts and processes inherent to the State College Dr. Zilda Arns Neumann that are decisive factors for the development of the project in this school. Keywords: Diffusion of educational practices, Difusion of environmental education practices applied to the school environment, Knowledge Marathon.
Collections
- Dissertações [105]