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dc.contributor.advisorLesama, Manoel Flores, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorDalago, Irazilda Bisson, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2020-03-23T16:54:00Z
dc.date.available2020-03-23T16:54:00Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66275
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Manoel Flores Lesamapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 28/06/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 63-65pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho é um estudo de caso sobre a criação do Programa de atenção à Saúde e ao trabalho do Professor municipal de Paranaguá, atua com olhar de pesquisador, levanta dados estatísticos relacionados a temáticas pertinentes à profissão, apontadas como fator de interferência na saúde, no trabalho docente e na qualidade de vida do ambiente escolar. Com o propósito de estabelecer diálogos e frequentes com os professores no sentido de primar pela promoção da saúde e na atenção ao trabalho docente, considerando a complexidade em relação ao desenvolvimento organizacional, social, emocional e temporal no ambiente escolar. A ação é um exemplo singular e pioneira no município, numa abordagem biopsicossocial, constituído em caráter intersetorial e interdisciplinar, por profissionais da educação, saúde, esporte e parceiros da iniciativa pública e privada. O material é produzido através do estudo de caso etnográfico realizado na rede municipal de Paranaguá-PR como opção metodológica para desenvolver ações de promoção à saúde do professor e no atendimento mais efetivo ao profissional que se apresenta no quadro estatístico de absenteísmo, com restrição ou afastado por auxílio doença. Nas rodas de conversa busca-se discutir o trabalho docente bem como seus desafios e problemáticas que interferem na sua saúde e no seu desempenho profissional. Destacamos no processo de pesquisa a implicação da inserção da pesquisadora em campo e também técnica da Secretária Municipal de Educação. A existência hoje, de uma gestão municipal preocupada em ofertar uma educação de qualidade e de valorização da vida no ambiente escolar, possibilitou a construção de uma referência local. O caso de Paranaguá é um processo rico em "contradições" considerando o histórico de lutas por valorização docente, mas também em "ensaios", o que atesta esta importante abertura para a pesquisa no campo da saúde e do trabalho do professor. Uma das principais contribuições da experiência dessa pesquisa é a constatação de que a criação da Comunidade de Investigação: "Programa de Atenção à Saúde ao trabalho do Professor" é um desafio permanente, que perpassa pelas condições históricas, ideológicas e políticas do sistema educacional brasileiro e da implicação de seus atores. Palavras-chave: Saúde. Trabalho do Professor. Educação. Qualidade de vida no trabalho. Estudo de Caso Etnográfico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper is a case study on the creation of the Health Care and the Work Program of the Municipal Teacher of Paranaguá, acting with a researcher's eye, raises statistical data related to themes relevant to the profession, pointed as an interference factor in health, teaching work and quality of life of the school environment. With the purpose of establishing frequent dialogues with teachers in order to strive for health promotion and attention to teaching work, considering the complexity in relation to organizational, social, emotional and temporal development in the school environment. The action is a unique and pioneering example in the municipality, in a biopsychosocial approach, consisting of intersectoral and interdisciplinary character, by education, health, sports professionals and partners of the public and private initiative. The material is produced through an ethnographic case study conducted in the Municipal School Chain in Paranaguá-PR as a methodological option to develop actions to promote the teacher's health and more effective care to the professional who presents himself in the absenteeism, restricted or absent for disability insurance. In the circles of conversation we seek to discuss the teaching work as well as its challenges and problems that interfere with their health and professional performance. We highlight in the research process the implication of the insertion of the researcher in the field and also technical of the Municipal Secretary of Education. The existence today of a municipal management concerned with providing a quality education and valuing life in the school environment, made possible the construction of a local reference. The case of Paranaguá is a process rich in "contradictions" considering the history of struggles for teacher appreciation, but also in "essays", which attests to this important opening for research in the field of health and the teacher's work. One of the main contributions of this research experience is the fact that the creation of the Research Community: "Health Care Program at the Teacher's Work" is a permanent challenge that permeates the historical, ideological and political conditions of the Brazilian educational system and the implication of its actors. Keywords: Health. Teacher's Work. Education. Quality of life at work. Ethnographic case study.pt_BR
dc.format.extent87 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Paranaguá (PR)pt_BR
dc.titlePrograma de atenção à saúde e ao trabalho do professor municipal de Paranaguá : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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