• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    História e(m) quadrinhos : análises sobre a história ensinada na arte seqüencial

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    S_BONIFACIO_DISSERTA_impressao.pdf (50.42Mb)
    S_BONIFACIO_DISSERTA_web.pdf (5.661Mb)
    Data
    2006
    Autor
    Bonifácio, Selma de Fátima, 1968-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A pesquisa identifica e problematiza a presença do conhecimento histórico nas histórias em quadrinhos, concebendo que o mesmo constitui-se a partir de diversos focos e circula socialmente. Essa concepção incorpora a idéia da consciência histórica como atributo inerente a todo ser humano e, neste aspecto, como um fator presente nos mais diversos meios de comunicação e formação humana. A partir dessa identificação, objetivamos analisar as alterações ocorridas com o conhecimento, ao passar da linguagem textual-acadêmica à linguagem específica dos quadrinhos, o que constitui elementos para discutir suas características e potencialidades na utilização em sala de aula. Tomados como produtos característicos da comunicação de massa, os quadrinhos encontram-se definitivamente incorporados à sociedade contemporânea, sendo objeto de estudos e pesquisas em diferentes áreas do saber acadêmico. Por outro lado, percebemos uma produção ainda restrita em relação à análise dos quadrinhos e o ensino de História. Em um primeiro momento, fizemos um breve levantamento de obras quadrinizadas com evidentes conteúdos acerca da História do Brasil. Em seguida, selecionamos a coleção "Você sabia?", de Maurício de Sousa. A escolha da coleção como objeto de análise da pesquisa obedeceu a alguns critérios por nós estabelecidos. Em primeiro lugar, em razão das revistas da Turma da Mônica, inteiramente nacionais, dominarem o mercado de quadrinhos no Brasil, estendendo-se, inclusive, para outros países e mobilizando uma dinâmica mercadológica responsável por acordos comercias com centenas de empresas e milhares de produtos. Os fascículos da coleção apresentam temáticas que seguem conteúdos tradicionais do Calendário Cívico Nacional. Assim, temas como o Descobrimento do Brasil, Abolição dos Escravos, Independência do Brasil e Proclamação da República são abordados, articulando-se com referências visuais e textuais responsáveis pela construção do conceito de nação. Os resultados apontam processos de didatização próprios, que algumas vezes implicam simplificações e re-significações, bem como um diálogo constante com documentos e estudos históricos mediados por outras formas de comunicação visual e textual, como pinturas e filmes. Percebe-se a força dos elementos tradicionais da narrativa da História Nacional, sobretudo aqueles estruturados em torno do calendário cívico escolar, evidenciando uma relação dinâmica entre o saber histórico escolar e os diversos outros saberes históricos com os quais ele se relaciona.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/6604
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Discursos e linguagem na revista do Clube Curitibano (1890 a 1912) 

      Marach, Caroline Baron (2013)
      Resumo: A presente pesquisa, cujo principal objeto de estudo foi a Revista do Clube Curitibano (1890-1912), permitiu-nos constatar, primeiramente, que esse periódico representa uma fonte profícua para análises dos movimentos ...
    • Diante da liberdade : um estudo sobre libertos da Ilha de Santa Catarina, na segunda metade do século XIX 

      Wagner, Ana Paula (2002)
      Resumo: Esta dissertação discute a diversidade de trajetórias adotadas por homens e mulheres egressos do cativeiro na reorganização de suas vidas após a alforria. Procuramos adentrar no complexo universo construído pelos ...
    • As concepções do poder régio entre os suevos na Gallaecia do Século V : uma análise da crônica de Idácio de Chaves 

      Gazzotti, Danilo Medeiros, 1987- (2014)
      Resumo: Em nossa pesquisa trataremos sobre as concepções de poder régio entre os suevos na Província da Gallaecia durante o século V. Para alcançar nosso objetivo nos utilizaremos da crônica de Idácio de Chaves, uma ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV