Softwares educacionais e o ensino de história : elementos para uma análise didática
Resumo
Resumo: O presente trabalho pretende contribuir para o debate em torno das Novas Tecnologias Educacionais, neste caso especificamente a utilização de Softwares Educacionais para o ensino de História, investigando e propondo elementos para uma análise didática deste tipo de suporte pedagógico dentro do processo de ensino e aprendizagem desta disciplina. A partir do exame das propostas atuais para o ensino de História e da discussão e análise das complexas relações entre a cultura, a escola e as tecnologias da informação (Hall, 1997), a investigação aqui apresentada volta-se à compreensão dos processos de seleção destes materiais para que se possa pensar na construção de uma prática de utilização do computador enquanto suporte pedagógico na sala de aula. Os processos escolares baseados na informática podem se utilizar dos diferentes tipos de recursos, programas e linguagens apresentados pelos Softwares Educacionais disponíveis no mercado, propiciando um novo modelo de interatividade entre o professor, os conteúdos de sua prática de ensino e a formação do aluno. Entretanto, aponta-se a necessidade de voltar-se para a construção de parâmetros de análise relacionados a aspectos didáticos e não somente ergonômicos desses materiais, contribuindo para que os professores possam se apropriar de algumas categorias de análise que permitam uma avaliação mais crítica das características desses suportes, embasando adequadamente o processo de seleção e utilização desse material e ampliando as possibilidades que as Novas Tecnologias podem propiciar ao ensino. Abstract: The present work intends to contribute for the debate about the New Educational Technologies, specifically the use of Educational Softwares for the teaching of History, investigating and proposing elements for a didactic analysis of this type of pedagogic support at the teaching and learning process this discipline. Starting from the exam of the current proposals for the teaching of History and of the discussion and analysis of the complex relationships among culture, school and technologies of the information (Hall, 1997), the investigation focus on the understanding of the selection processes of these materials so that is possible to think about the construction of a practice of use of the computer as pedagogic support in the class room. The school processes based on the computer science can work with different types of resources, programs and languages presented by the Educational Softwares available in the market, propitiating a new model not interactivity among the teacher, the contents of its teaching practice and the student's formation. However, it is necessary to concentrate on the construction of analysis parameters related to didactic (and not only ergonomic) aspects of those materials, contributing so that the teachers can appropriate of some analysis categories that allow an evaluation more critic of the characteristics of those supports, basing the selection process and use of that material appropriately and enlarging the possibilities that the New Technologies can propitiate to the teaching.
Collections
- Teses & Dissertações [10470]