Contraturno escolar : o ciclo gnosiológico nas interações da educação escolar em tempo integral
Resumo
Resumo: A Escola Municipal Monteiro Lobato é uma instituição de ensino periférica, localizada em Matinhos, no litoral do Paraná. Os estudantes que nela estão matriculados, também tem a oportunidade de frequentar atividades de contraturno, ofertadas pela prefeitura do município em parceria a outras organizações, de caráter privado. Tais parcerias ocorrem em atendimento a um arcabouço institucional que envolve a LDB e o PNE, e onde há orientações para o atendimento de metas quanto à oferta de ensino escolar em tempo integral. Há uma interpretação no cenário da Educação Pública Brasileira que entende a ampliação do horário de estudos, através da oferta de uma educação escolar com ensino em tempo integral, como uma das alternativas para a melhoria das condições de ensino na realidade nacional. Nossa pesquisa participante se construiu com os professores desta escola, no intuito de averiguar como se apresenta o ciclo gnosiológico nas relações entre a jornada parcial e a jornada ampliada de estudos. Utilizando o grupo de discussão da pesquisa participante como ferramenta de produção de coleta de dados, e submetendo tais dados ao método dialético de interpretação, buscamos compreender se há algum indicador que aproxime as práticas educativas realizadas nestes espaços de formação com um perfil de egresso que, segundo o MEC, deve ser de jovens protagonistas, autônomos e conscientes diante das questões ambientais. Com a análise das falas das educadoras envolvidas na pesquisa, esperamos contribuir com o debate acerca da intencionalidade e do cumprimento dos objetivos que se entrelaçam na aplicabilidade da política pública sobre a qual construímos este estudo. Palavras-chave: Ciclo gnosiológico. Contraturno. Ensino em tempo integral. Pesquisa participante. Ensino de ciências ambientais. Abstract: Monteiro Lobato Municipal School is a peripheral educational institution located in Matinhos, on the coast of Paraná. Students who are enrolled also have the opportunity to attend overtime activities offered by the municipality in partnership with other private organizations. Such partnerships occur in attendance to an institutional framework that involves the LDB and the PNE, and where there are guidelines for meeting goals regarding the provision of full-time school education. There is an interpretation in the scenario of the Brazilian Public Education that understands the study expansion schedule, through the offer of a full time school education, as an alternative for the improvement of the teaching conditions in the national reality. Our participant research was structured along with the teachers of this school, with the intention of evaluating how it presents the gnosiological cycle in the relations between a partial and an extended journey of studies. Using the participant research discussion group as a tool for data production and collection, and submitting the data to the dialectical method of interpretation, we hope to understand if there are any indicators that approximate how the educational practices carried out in these training spaces with an egress profile that, according to the MEC, should present from the extended journey, young protagonists, autonomous and aware of environmental issues. With an analysis of the statements of the educators registered in the research, we hope to contribute to the debate about intentionality and to fulfill the objectives intertwined in the applicability of public policy on which we built our indicators. Keyword: Gnosiological cycle. Overtime. Full-time teaching. Participatory research. Environmental science teaching
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