A inserção da cultura caiçara na construção de um conhecimento partilhado entre educadores e educandos no universo da escola
Resumo
Resumo: O interesse em escrever sobre as singularidades que caracterizam os caiçaras como um povo de tradição através de um estudo de campo, e estender essa experiência ao contexto de sala de aula, consistiu, respectivamente, na relevância de um saber inovador no âmbito da educação e de repensar a participação dos alunos na construção do conhecimento. Compreendendo o quão significante é esse proceder para educação, o objetivo traçado nesse trabalho foi, enquanto mediadora, possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, enquanto agentes integrantes na co-construção da cultura caiçara. Ao considerar a essência de um trabalho que se constrói coletivamente, seguiu-se a metodologia da pesquisa-ação dando sentido para formas de sociabilidade encontradas, partilhadas e discutidas. Substanciadas por essas representações, os métodos utilizados foram as entrevistas semiestruturadas com questões abertas no estudo de campo com os caiçaras, e uma sequência didática no processo de desenvolvimento e aprendizagem com os alunos em sala de aula. O trabalho revelou que o processo de aprendizado onde os alunos participaram enquanto agentes construtores, transformou as aulas em um produto de dimensões ensináveis a contribuir para o seguimento de disciplinas que possam interessar-se a usufruir desses registros. Palavras-chave: Cultura Caiçara 1. Construção do Conhecimento 2. Alunos 3. Agentes Construtores 4. Professora Mediadora 5. Educação Inovadora 6. Abstract: The interest in writing about singularities that characterize caiçara as a tradition of people through a field of study, and to extend this experience to the classroom context, consisted, respectively, on the relevance of an innovative knowledge in the field of education and rethink student participation in the construction of knowledge. Understanding how significant is this to go about education, our objective in this work was, as a mediator,enable learning and development of students to be integral actors in the co-construction of the caiçara culture. When considering the essence of a work that is collectively constructed, he followed the methodology of action researchgiving meaning to forms of sociability found, shared and discussed. Substantiated by these representations, the methods used were semi-structured interviews with open questions in the field of study of the native population, and afollowing teaching in the process of development and learning with students in the classroom. The study revealed that the learning process where students participated as building agents, transformed the school into a product teachable dimensions to contribute to the follow-up of subjects that might be interested to take advantage of these records. Keywords: Caiçara Culture 1. Construction of Knowledge 2. students 3. Builders agents 4. Mediator Professor 5. Innovative education 6
Collections
- Dissertações [101]