Metamorfose e fenomenologia goethiana no estudo de plantas medicinais
Resumo
Resumo: Esse processo investigativo está vinculado ao trabalho final como requisito parcial para a obtenção do título de mestre junto ao Mestrado Profissional em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), localizado no Polo UFPR Litoral. Ele tem como foco debater o conhecimento, e as decorrentes implicações, no contexto das metamorfoses que ocorrem em plantas medicinais em contexto educativo. O foco inicial da pesquisa foi o cultivo de plantas medicinais em ambiente escolar, para a preparação de medicamentos in natura, caracterizado como processo investigativo de natureza Empírico Analítico. Como decorrência, no grupo de estudantes envolvidos, surgiu a motivação para compreender a origem dos princípios ativos medicamentosos, e desse debate se evidenciou a necessidade de compreender como ocorrem as mudanças no desenvolvimento das plantas, o que culminou na expressão metamorfose. Como decorrência o grupo percebeu que estavam mergulhando em processo investigativo com alto grau de subjetividade. Esse desafio conduziu a investigação para a segunda etapa, amparada na Fenomenologia Goethiana. Essa abordagem teve como foco a percepção e a compreensão da investigação como agente que promove mudanças nos investigadores, caracterizadas também como metamorfoses, isto é mudanças que não retornam à condição inicial e busca a compreensão dos processos investigados numa perspectiva que transcende a materialidade. A abordagem de ciência na perspectiva da Fenomenologia Goethiana, caracteriza-se como processo e postura investigativa e não como metodologia de pesquisa. O produto final da pesquisa se caracteriza como o roteiro de um texto a ser publicado como brochura, tratando de forma romanceada, como se dá no interior das plantas e das comunidades humanas a formação e consciência do princípio medicamentoso, durante o desenvolvimento da planta medicinal e de um conflito social, com ênfase nas metamorfoses, como compreensão do que caracteriza a emancipação da vida, no contexto da educação e das ciências ambientais. Palavras-chave: Metamorfoses; Educação; Plantas medicinais; Fenomenologia Goethiana. Abstract: This investigative process is linked to the final work as a partial requirement to obtain a master's degree from the Professional Master's Degree in Networking for Teaching Environmental Sciences (PROFCIAMB), located at the Polo UFPR Litoral. It focuses on knowledge, and its implications, in the context of metamorphoses that occur in medicinal plants in an educational context. The initial focus of the research was the cultivation of medicinal plants in a school environment, for the preparation of in nature drugs, characterized as an investigative process of an Analytical Empirical nature. As a consequence, in the group of students involved, the motivation to understand the origin of the medicinal active principles arose, and from this debate the need to understand how the changes in the development of the plants occurred, which culminated in the expression metamorphosis. As a result, the group realized that they were immersing themselves in an investigative process with a high degree of subjectivity. This challenge led to research for the second stage, supported by the Goethian Phenomenology. This approach focused on the perception and understanding of research as an agent that promotes changes in the researchers, characterized as metamorphoses, ie changes that do not return to the initial condition and seeks to understand the processes investigated in a perspective that transcends materiality. The approach of science in the perspective of the Goethian Phenomenology is characterized as investigative process and not as research methodology. The final product of the research is characterized as a text to be published as a booklet, dealing in a novel form, the formation of the medicinal principle, during the development of the medicinal plant, with emphasis on the metamorphoses, as an understanding of what characterizes the emancipation of life, in the context of education and environmental sciences. Keywords: Metamorphoses; Education; Medicinal plants; Phenomenology Goethiana.
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