• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016024P0 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016024P0 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desigualdade de consumo e renda no Brasil : 1988/1996

    Thumbnail
    View/Open
    D - MARCOS KIDRICKI IWAMOTO.pdf (52.39Mb)
    Date
    2003
    Author
    Iwamoto, Marcos Kidricki
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Renda - Distribuição
    Consumo (Economia)
    Bem-estar econômico
    Crescimento e Desenvolvimento Econômico
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Este trabalho investiga a evolução da desigualdade de renda e consumo no Brasil entre os anos de 1988 e 1996 utilizando os micro dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE. O principal objetivo é mostrar que a desigualdade de "consumo" é um indicador útil e possivelmente melhor do que a desigualdade de "renda" entre os indivíduos. Em particular, encontra-se um resultado contraditório com respeito à evolução do bem-estar no período, ao utilizar o enfoque da renda e dos gastos equivalentes totais, o mesmo porém não acontecendo com o conceito de bens não-duráveis. A explicação para este fato reside na elevação substancial da desigualdade no consumo de bens duráveis no período. Além disso, ao decompor a desigualdade de consumo segundo algumas características sócio demográficas verifica-se que a região geográfica é a única que parece contribuir para o aumento na dispersão do consumo. Por fim, ao comparar nossos resultados com os números da desigualdade de consumo no Mundo, uma triste constatação é a de que o nosso país possuía em 1996 a distribuição mais desigual, como foi amplamente divulgado para o caso da renda.
     
    Abstract: This research examines the trend in income and consumption inequality in Brazil between the years of 1988 and 1996, using microdata from a national household budget survey (POF). The main goal is to show that "consumption" inequality is a useful, and possibly better indicator if compared to "income" inequality. Our results show contrasting results in using both total income and consumption to evaluate the trends in welfare, but the same does not hold with non-durables consumption. This fact is due to the huge increase in inequality of durable goods consumption. We then decompose the consumption inequality by some population characteristics and find that the region is the only one contributing to the increase in the dispersion of consumption. Finally when comparing our results to the rest of the world we see that unfortunately, as what happens to income, our consumption distribution is the most unequal.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/64739
    Collections
    • Dissertações [361]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV