Conscientização e educação ambiental : partindo da escola para a comunidade
Resumo
Resumo: Essa pesquisa foi realizada em Amparo, uma comunidade de pescadores, localizada na baía de Paranaguá, no Estado do Paraná. A partir da observação verificou-se algumas fragilidades na forma de uso dos recursos naturais disponíveis e o modo de vida dos que vivem naquele território. Tais fragilidades referem-se a falta de valorização do meio ambiente e da história local. Dessa forma, buscou-se a conscientização ambiental dos moradores, partindo-se por meio de ações de educação ambiental da Escola para a Comunidade. O objetivo geral dessa investigação foi desenvolver ações de conscientização e Educação Ambiental na Escola para aplicar na comunidade. Como fundamentação teórica recorremos a história da educação ambiental e a política pública nacional sobre Educação Ambiental que norteou as adequações do Projeto Pedagógico de Curso das Escolas, em especial, o das Escolas do Campo, objeto desse estudo. Aprofundou-se também na legislação ambiental nas esferas federal, estadual e municipal para se conhecer a realidade e as restrições ambientais, nas quais Amparo está inserida. Com base na metodologia de problematização de Charles Maguerez estruturou-se a pesquisa utilizando-se os aportes da metodologia da pesquisa-ação-participante, metodologia dos temas geradores de Paulo Freire e metodologia de aprendizagem por projetos. As ações foram realizadas por meio de projetos de Educação Ambiental e aplicadas nas aulas de Ciências Ambientais e demais disciplinas. A partir dessas ações a ideia foi formar agentes ambientais mirins com a função de serem multiplicadores dos saberes locais e das atitudes de cidadania para seus familiares e moradores da comunidade. Nos momentos de interação entre escola e comunidade procurou-se trabalhar a consciência em educação ambiental para que no futuro as problemáticas ambientais locais fossem reduzidas ou eliminadas. O trabalho com o ensino das Ciências Ambientais por meio de ações de Educação Ambiental na escola do Campo Amparo possibilitou a conscientização dos alunos, de pais dos alunos e dos moradores locais que se dispuseram em participar das ações de melhorias para a qualidade de vida local. Como produto dessa pesquisa elaborou-se um "Protocolo de aplicação de atividades para professores da Educação do Campo", com foco na formação de agentes ambientais mirins. Palavras-chave: Conscientização. Educação Ambiental. Escola do Campo. Agente Ambiental. Abstract: This research was carried out in Amparo, a fishing community, located in Paranaguá Bay, in the state of Paraná. From the observation there were some weaknesses in the use of the available natural resources and the way of life of those living in that territory. Such fragilities refer to the lack of appreciation of the environment and local history. In this way, the environmental awareness of the residents was sought, based on environmental education actions from the school to the community. The general objective of this research was to develop awareness actions and environmental education in the school to apply in the community. The general objective of this research was to develop awareness actions and environmental education in the school to apply in the community. As a theoretical foundation, we have resorted to the history of environmental education and the National Public policy on environmental education that guided the adequacy of the pedagogical project of schools of course, especially that of the schools of the field, object of this study. It also deepened in environmental legislation in the federal, state and municipal spheres to know the reality and the environmental constraints, in which Amparo is inserted. Based on the problematization methodology of Charles Maguerez, the research was structured using the contributions of the research-action-participant methodology, the methodology of Paulo Freire's generating themes and the methodology of learning by projects. The actions were carried out through environmental education projects and applied in environmental science classes and other disciplines. From these actions the idea was to form environmental agent's junior with the function of being multitudes of local knowledge and attitudes of citizenship for their relatives and residents of the community. In the moments of interaction between school and community, we sought to work the consciousness in environmental education so that in the future the local environmental problems would be reduced or eliminated. The work with the teaching of environmental sciences through actions of environmental education in the School of Campo Amparo enabled the awareness of students, parents of students and local residents who were willing to participate in the actions of improvements to the Local quality of life. As a product of this research, a "protocol of application of activities for teachers of field education" was elaborated, focusing on the formation of environmental agents Mirins. Keywords: awareness. Environmental education. Field School. Environmental agent.
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