Análise da água com estudantes do 7. ano da Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari numa perspectiva da educação ambiental crítica
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Data
2019Autor
Souza, Luzia Maria Cristina de, 1966-
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Resumo: O campo da Educação Ambiental Crítica (EAC) imprime uma nova perspectiva e conotação ao processo de formação e produção de conhecimento no Ensino das Ciências, sendo temática relevante para o enfrentamento da crise que transpassa as práticas pedagógicas nas escolas brasileiras. Efetuou-se a construção de um protocolo de ações desenvovido em conjunto com uma turma do 7º ano, cujo tema se refere à água. Referiu-se à análise da água, pelos estudantes, na Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari e em suas adjacências. A expectativa desse processo educativo foi a de ampliar a percepção da realidade local através da problematização da qualidade da água como "tema gerador" que permitisse a prática educativo-pedagógica de construção participativa no âmbito dialético. Com tais ações educativo-reflexivas, buscou-se proporcionar o incremento de um novo olhar para as relações humanas com a natureza e uma linguagem sintonizada com uma situação palpável, que viabilizasse o aprendizado no contexto escolar e que encharcasse de sentido o processo de ensino-aprendizagem, em um caminho de novas possibilidades. Novas metodologias contribuíram para as discussões pertinentes ao tema Água, bem como aos tipos de contaminação, ao seu consumo, água e natureza, água e saúde pública, cuidados com a água, qualidade de vida e direitos comunitários, todos seriamente consideráveis para a construção epistemológica. Com tal prática pedagógica participativa, esperou-se nortear o despertar da consciência ingênua à consciência e atitudes críticas dos sujeitos envolvidos pela transformação em indivíduos reflexivos. Transformação por uma compreensão sistêmica, em que cada um possa se enxergar como parte que é de um todo, consciente da sua identidade, pertencimento e corresponsabilidade pelas circunstâncias locais. Assim, favoreceria uma nova cultura ambiental hídrica, fortalecida no ensino formal, por meio de outra disposição do sistema escolar e dos currículos, dos mais tenros aos mais elevados níveis. Logo, as discussões, por meio teórico e empírico da ciência, referentes à importância da água e da sua qualidade para a manutenção da vida no planeta Terra, bem como à realidade cotidiana dos sujeitos escolares e dos seus familiares na comunidade CIC, procuraram a construção do conhecimento científico a elas associada, que possibilitasse reinventar novos caminhos e construir novas concepções, viabilizadoras de soluções para os problemas encontrados. A presente pesquisa favoreceu a construção de um protocolo de práticas pedagógicas disponíveis à utilização de professores que queiram trabalhar o tema e a análise da água com seus estudantes. Palavras-chave: 1.Educação Ambiental Crítica 2.Água 3. Protocolo de ações 4. Participação 5. Conhecimento Científico Abstract: The field of Critical Environmental Education gives a new perspective and connotation to the process of formation and production of knowledge in the Sciences Teaching, being a relevant theme for facing the crisis that permeates the pedagogical practices in Brazilian schools. An action protocol was developed jointly with a 7th grade class, whose theme refers to water. He referred to the students' analysis of water at CAIC Cândido Portinari Municipal School and its surroundings.The expectation of this educational process was to broaden the perception of local reality through the problematization of water quality as a "generating theme" that allowed the educative-pedagogical practice of participatory construction in the dialectic scope. With these educative-reflexives actions, we sought to provide a new look at human relations with nature and a language in tune with a palpable situation that would make learning possible in the school context and soak the meaning of the teaching process-learning, in a way of new possibilities. New methodologies have contributed to the discussions relevant to Water, as well as the types of contamination, its consumption, water and nature, water and public health, water care, quality of life and community rights, all seriously significant for epistemological construction. With such participatory pedagogical practice, it was expected to guide the awakening of naive consciousness to the conscience and critical attitudes of the subjects involved by the transformation into reflexive individuals. Transformation through a systemic understanding, in which each one can see themselves as part of a whole, aware of their identity, belonging and co-responsibility by local circumstances. Thus, it would favor a new environmental water culture, strengthened in formal education, through another provision of the School system and curriculum, from the earliest to the highest levels. Therefore, discussions, through theoretical and empirical science, concerning the importance of water and its quality for the maintenance of life on planet Earth, as well as the daily reality of School subjects and their families in the CIC community, sought to build of the scientific knowledge associated with them, which would allow reinventing new ways and building new conceptions, enabling solutions to the problems encountered. This research favored the construction of a protocol of pedagogical practices available to the use of teachers who want to work the theme and the water analysis with their students. Keywords: 1. Critical Environmental Education 2. Water 3. Action protocol 4. Participation 5. Scientific Knowledge
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