O ensino da educação ambiental na educação infantil e ensino fundamental I : um olhar dos professores sob a luz da Lei Federal 9.795/99
Resumo
Resumo: Este trabalho nasceu da preocupação que tenho, como professor em formação, com o cuidado com o Meio Ambiente. A minha atuação na Rede Municipal de Ensino no Município de Paranaguá, Paraná, e os constantes questionamentos sobre a Educação Ambiental fizeram com que eu buscasse além do conhecimento teórico a sua verificação na prática. A fundamentação teórica tomou como princípio a Lei Federal 9795/99, dentre outros o estudo de obras de teóricos como: Dias (2004), Fazenda (1991), Morin (2000), Freire (1996), Loureiro (2005), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e a Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa se constituiu como uma oportunidade para conhecer na prática o que se discute na teoria. Nesse sentido, foram entrevistados professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Escola Municipal Iracema dos Santos, no total de 25 entrevistados, que responderam a um questionário de 14 questões. A metodologia aplicada nas análises dos dados foi a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, cujos resultados apresentaram que é constante a necessidade de rever a Formação Continuada dos professores sobre as questões ambientais. Desse modo, a pesquisa teve como Produto a Formação Continuada dos sujeitos participantes deste estudo, utilizando a Roda de Conversa e o Varal Ecológico como metodologias para apresentar a Lei Federal 9795/99 no contexto escolar. Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação Continuada. Escola. Abstract: This work was born of the concern that I have as a teacher in training, with care with the Environment. My performance in the Municipal Education Network in the Municipality of Paranaguá, Paraná, and the constant questioning about Environmental Education made me look beyond the theoretical knowledge, its verification in practice. The theoretical foundation took as a principle Federal Law 9795/99, among others the study of works of theorists such as: Dias (2004), Fazenda (1991), Morin (2000), Freire (1996), Loureiro (2005) the National Curricular Parameters, the National Curricular Guidelines for Environmental Education and the National Curricular Common Base. The research was constituted as an opportunity to know in practice what is discussed in theory, in that sense were interviewed teachers of Early Childhood Education and Elementary School I of the Municipal School Iracema dos Santos, a total of 25 respondents who answered a questionnaire of 14 questions . The methodology applied in the analysis of the data was Laurence Bardin's Content Analysis, where the results showed that there is a constant need to revise the Continued Teacher Training on environmental issues. In this way the research had as Product the Continuing Education of the subjects participating in this study, using the Talk Wheel and the Ecological Varal as methodologies to present Federal Law 9795/99 in the school context. Keywords: Environmental Education. Continuing Education. School.
Collections
- Dissertações [101]