Educação ambiental e extensão universitária : a dialogicidade entre a Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral e a comunidade
Resumo
Resumo: A presente dissertação apresenta como tema central a relação dialógica entre a Educação Ambiental (EA) e os Projetos de Extensão da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral na comunidade. A problematização dessa dissertação gira em torno da análise dos Projetos de Extensão da UFPR-SL nas questões ambientais para a EA. Nessa perspectiva, pressupôs-se que os Projetos de Extensão apresentam um diálogo significativo na Educação Ambiental/Ciências Ambientais com as Escolas Públicas do Litoral do Paraná e os mesmos seguem preceitos e orientações a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Dessa forma, justifica-se que os Projetos de Extensão podem ser a ponte que fazem a mediação entre a comunidade e seus saberes populares, bem como a academia seus saberes científicos. A Extensão Universitária pode apresentar uma prática educativa dialógica, que considera as pessoas como sujeitos de decisão, de transformação da sua realidade e também da comunidade. Entretanto, estudar a efetividade dos Projetos de Extensão, ouvindo a comunidade, é preencher uma lacuna daquilo que é proposto e executado. O objetivo deste trabalho foi analisar se os Projetos de Extensão da UFPR - SL, com foco nas questões ambientais, apresentam uma perspectiva voltada para a educação ambiental, verificando se os mesmos influenciam no processo de cidadania e na melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar; identificando ainda se os professores da Rede Pública participam desses Projetos; e demonstrando se o papel e a função social da Universidade, a partir dos Projetos de Extensão em educação ambiental, estão sendo cumprido. A metodologia foi a análise de conteúdo e a utilização da entrevista semiestruturada, de natureza descritiva. Foram avaliadas propostas de Projetos de Extensão, por meio de associação de palavras e estereótipos a partir de determinado ponto de análise. Especificamente, focou-se nas palavras-chave de cada projeto para identificar relação com o tema em estudo, para, assim, incluí-lo no grupo de estudo. Trabalhou-se ainda com entrevista semiestruturada, direcionada aos professores da Rede Pública dos municípios do Litoral do Paraná, que já tiveram, ou não, contato com os Projetos de Extensão da UFPR - SL. Por meio da análise dos resultados, observou-se que, nos Projetos de Extensão, os discursos sobre o papel da Educação Ambiental e sua influencia no meio também se tornaram elementos preponderantes diante das preocupações Políticas Educacionais, buscando, deste modo, oportunidades com articulação a partir das diferentes perspectivas dos contextos regionais e do que é esperado pelos Projetos de Extensão da UFPR. O desafio é alcançar um ensino de qualidade, com agentes educacionais envolvidos e comprometidos com seus educandos, para que esses possam exercer o seu papel social questionador, crítico e multiplicador de conhecimentos, que dialoguem e interfiram na transformação social. Palavras-chave: Dialogicidade. Projetos de Extensão. Ciências Ambientais. Abstract: This dissertation presents as its central theme the dialogical relationship between Environmental Education (EA) and the Extension Projects of the Federal University of Paraná - Coastal Sector in the community. The problematization of this dissertation revolves around the analysis of UFPR-SL Extension Projects on environmental issues for EA. From this perspective, it was assumed that the Extension Projects present a significant dialogue in Environmental Education / Environmental Sciences with the Paraná Coastal Public Schools and they follow precepts and guidelines from the National Curriculum Parameters (PCNs). Thus, it is justified that the Extension Projects can be the bridge that mediate between the community and its popular knowledge, as well as the academy its scientific knowledge. The University Extension can present a dialogical educational practice, which considers people as subjects of decision, transformation of their reality and also of the community. However, studying the effectiveness of Extension Projects, listening to the community, is filling a gap in what is proposed and executed. The objective of this study was to analyze if the Extension Projects of UFPR - SL, focusing on environmental issues, present a perspective focused on environmental education, verifying if they influence the citizenship process and the improvement of the quality of life of the school community. ; also identifying if the teachers of the public network participate in these projects; and demonstrating if the role and social function of the University, from the Extension Projects in environmental education, are being fulfilled. The methodology was content analysis and the use of semistructured interviews, descriptive in nature. Proposals for Extension Projects were evaluated through word and stereotype association from a given point of analysis. Specifically, it focused on the key words of each project to identify relationships with the topic under study, thereby including it in the study group. It was also worked with semi-structured interview, directed to the teachers of the Public Network of the municipalities of the coast of Paraná, who have or have not had contact with the Extension Projects of UFPR - SL. Through the analysis of the results, it was observed that, in the Extension Projects, the discourses on the role of Environmental Education and its influence on the environment also became preponderant elements in the face of the Educational Policy concerns, seeking, thus, opportunities with articulation to from the different perspectives of the regional contexts and what is expected by the UFPR Extension Projects. The challenge is to achieve quality education, with educational agents involved and committed to their learners, so that they can exercise their questioning, critical and knowledge multiplier social role, which dialogue and interfere with social transformation. Keywords: Dialogicity. Extension Projects. Environmental Sciences.
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