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    Estudantes em trânsito : as caravanas da UGC e a construção da identidade nissei (1949-1961)

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    R - D - IVAN ARAUJO LIMA.pdf (3.751Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Lima, Ivan Araújo, 1994-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem como enfoque a atuação de uma instituição de estudantes nisseis (filhos de imigrantes japoneses), a União dos Gakusseis de Curitiba (UGC), entre 1949 e 1961, com especial atenção para a realização das caravanas. Tratavam-se de eventos de diferentes tipos nos quais os ugecenses, estudantes radicados em Curitiba, quase todos originários do interior do Paraná e de São Paulo, destinavam-se aos núcleos de concentração de japoneses e descendentes para realizar atividades esportivas, acadêmicas ou assistencialistas. Normalmente, as caravanas divulgavam a existência da UGC, buscavam incentivar jovens do interior a tentar ingressar no ensino superior e discutiam certas práticas comuns aos nipo-brasileiros da época. Realizações deste tipo também eram feitas por outras entidades nisseis, que com frequência se deslocavam para Curitiba, em várias ocasiões com o intuito de conhecer a UGC. O emergir de atividades deste tipo, bem como seu significado, pode ser compreendido com profundidade através da análise das transformações políticas, demográficas e econômicas pelas quais o Brasil, e especialmente o Paraná, passavam ao longo dos anos 1950, dentre as quais destaca-se neste trabalho a expansão do ensino secundário e universitário e o maior estabelecimento da qualificação profissional como meio de ascensão social. No caso dos imigrantes japoneses e de seus descendentes, esta conjuntura histórica coincidiu com um momento de reorganização interna do espaço étnico, no qual os nipo-brasileiros recuperavamse dos traumas vividos ao longo da Segunda Guerra Mundial e as disputas entre aqueles que aceitaram a derrota do Japão no conflito e aqueles que admitiram sua derrota. Neste cenário, o papel cumprido pelas associações de nisseis, que construíram uma identidade própria diferenciada da dos imigrantes, foi essencial para a continuidade de um projeto de ascensões sociais iniciado pelos imigrantes. Palavras-chave: Nisseis, História do Paraná, Anos 1950, Imigração Japonesa, Educação.
     
    Abstract: This paper focuses on the operation of an institution of nissei (sons of Japanese imigrants) students, Union of Gakusseis of Curitiba (UGC), between 1949 and 1961, with special focus to the realization of caravans. These were events of different kinds in which ugecenses, students based in Curitiba and almost all from the countryside of Paraná and São Paulo states, were destined to the spaces of concentration of Japanese and descendants to carry out sports, academic or assistance activities. Typically, caravans disclosed the existence of the UGC, sought to encourage young people from the interior to try to enter higher education and discussed certain practices common to Japanese-Brazilians of the time. Accomplishments of this kind were also made by other nissei entities, who often traveled to Curitiba, on several occasions with the purpose of meeting the UGC. The emergence of such activities, as well as their significance, can be understood in depth through the analysis of the political, demographic, and economic transformations that Brazil, and especially Paraná, experienced throughout the 1950s. In this paper the expansion of secondary and university education and the greater establishment of professional qualification as a means of social ascension have a special focus. In the case of Japanese immigrants and their descendants, this historical conjuncture coincided with a moment of internal reorganization of ethnic space, in which Japanese-Brazilians recovered from the traumas they had experienced during World War II and the disputes between those who accepted defeat of Japan in the conflict and those who admitted their defeat. In this scenario, the role played by the nissei associations, which built their own identity distinct from that of the immigrants, was essential for the continuity of a project of social ascensions initiated by the immigrants. Keywords: Nisseis, History of Paraná, 1950 decade, Japanese Immigration, Education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63802
    Collections
    • Dissertações [252]

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