Por dentro dos gabinetes : organização e profissionalização das assessorias parlamentares na comunicação em mídias sociais
Resumo
Resumo: Esta pesquisa investiga a organização e a profissionalização dos gabinetes parlamentares brasileiros na assessoria de comunicação em mídias sociais. Aplicamos um survey aos assessores parlamentares dos deputados federais na Câmara dos Deputados, obtendo 144 respostas (28% do universo) distribuídos em uma amostra representativa do universo. Seguindo parcialmente o proposto por Leston-Bandeira e combinando alguns elementos presentes em estudos dispersos, apresentamos um novo modelo analítico completo, composto de quatro diferentes âmbitos, que, reunidos, formam o que chamamos organização dos gabinetes parlamentares. Estes tipos de organização interna são mensurados em: a) a estrutura do gabinete; b) os agentes, dizendo respeito ao tipo de profissional responsável por esta área no gabinete, mensurado especialmente por aspectos de sua experiência profissional prévia e de seu recrutamento; c) processos, relatando a como são utilizadas as mídias sociais no gabinete, especialmente a autonomia que os assessores têm para produzir e publicar conteúdo, a proximidade e interesse do parlamentar com estas mídias e a utilização de recursos externos ao gabinete, como publicidade online paga; d) comunicação de gabinete. Para cada conceito apresentamos indicadores objetivos de mensuração e dados empíricos exaustivos. Sintetizamos as principais variáveis-chaves em um modelo-base. Testamos duas variáveis explicativas para os diferentes modos de organização encontrados nos gabinetes: partidos políticos, como principal variável deste estudo, e conexão eleitoral, como complementar. É possível identificar padrões consistentes na organização dos gabinetes e, portanto, falar sobre distintos modelos desta organização. Também é possível identificar distintos graus no índice de profissionalização dos mandatos parlamentares no uso das mídias sociais, no tocante aos partidos políticos. De uma forma geral, encontramos uma organização bem estruturada e altos graus de profissionalização na utilização das mídias sociais, o que indica que esta profissionalização dos mandatos legislativos pode ser um movimento muito mais amplo. Uma das grandes inovações deste estudo reside em olhar para os assessores parlamentares - que são a base do trabalho realizado no exercício de um mandato - enquanto unidade de análise, a despeito de historicamente as pesquisas brasileiras se centrarem somente sobre a classe política eleita. Indicamos nas conclusões teóricas que o modelo proposto pode ser promissor para potenciais novos estudos sobre profissionalização dos mandatos legislativos e profissionalização da política brasileira. Palavras-chave: gabinetes parlamentares; organização; profissionalização; assessores; mídias sociais. Abstract: This research investigates the organization and the professionalization of Brazilian parliamentary offices in the social media communications. We applied a survey to staff in the congressmen offices of the House of Representatives, obtaining 144 responses (28% of the universe) distributed in a highly representative sample of the universe. Following partially proposed by Leston-Bandeira and combining some elements present in disperse studies, we present a new full analytical model, composed of four different areas, which together form what we call organization of parliamentary offices. These types of internal organization are measured in: a) the structure of the cabinet; b) agents, related to the type of professional responsible for this area in the office, especially measured by aspects of their previous work experience and recruitment; c) processes, related how they use social media at the office, especially the autonomy that the assessors have to produce and publish content, proximity and interest of the parliamentary in these media and the use of external resources to the office, specially online advertising; d) office communications. For each concept we present objective indicators of measurement and extensive empirical data. We summarize the main keys-variables in a base model. We tested two explanatory variables for the different modes of organization found in offices: political parties, as the main variable of this study, and electoral connection, as complementary. We identify consistent patterns in the organization of the offices and therefore we are able to talk about different models of this organization. We also identify different degrees of professionalization index of parliamentary mandates in the use of social media, with regard to political parties. In general, we find a well-structured organization and high levels of professionalism in the use of social media, indicating that this professionalization of legislative mandates can be a much broader movement. A major innovation of this study is to look at the parliamentary staff - that are the basis of the work done in the exercise of a mandate - as the unit of analysis, despite historically the Brazilian research to focus only on the elected political class. We indicated in the theoretical conclusions that the proposed model can be promising for potential new studies on professionalization of legislative mandates and professionalization of Brazilian politics. Keywords: parliamentary offices; organization; professionalization; staff; social media.
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