Interações ambientais e representações : diálogo entre alguns autores
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem como foco e abrangência, as representações em Henri Lefebvre, para compreender as interações ambientais numa perspectiva interdisciplinar, como processo intersubjetivo. O propósito da pesquisa se concentra em desvelar a compreensão que professores, atuantes no ensino fundamental e médio, têm sobre as interações ambientais, ao identificar e reconhecer aspectos que as constitui, como processo que visa a vida com dignidade. A pesquisa buscou também perceber por meio de entrevista coletiva como os docentes entrevistados percebem e representam as complexas interações ambientais que envolvem suas vivências pessoais e profissionais. Nesse sentido a investigação procurou compreender como essas representações e reconhecimentos, atuam no fazer docente, na perspectiva dos espaços vividos pelos humanos. A coleta de dados se deu, junto a professores do Colégio Helena Viana Sundim, uma escola pública e urbana no Município de Paranaguá, com o propósito de verificar a compreensão desses profissionais, sobre como eles se posicionam na perspectiva de representação de interação ambiental, com base no que propõe Henry Lefebvre. Ela se deu por meio de entrevistas em grupo, com a realização de 4 encontros, de forma que, no encontro seguinte, foram debatidas as posições coletadas nos encontros anteriores. A expectativa com a utilização desse processo investigativo, foi de encontrar o que era a compreensão do grupo, frente ao que foi apontado como desafio para a entrevista. O processo investigativo comportou a abordagem científica referenciada na fenomenologia amparada nos pressupostos científicos de Johann Wolfgang von Goethe. Essa abordagem dentre outros aspectos, organiza-se com o propósito de provocar no investigador, um processo de envolvimento caracterizado pela intensificação, sensibilização e interação dos ritmos que envolvem a questão em pauta. Essa posição metodológica, diferente da convencional empírico analítica e crítica, visa a compreensão de como o tema proposto e o processo investigativo agem junto às pessoas envolvidas, pesquisador e entrevistado, com o foco de desencadear mudanças que se caracterizam, como metamorfoses. A pesquisa é de natureza bibliográfica e qualitativa ao investigar as representações que docentes possuem, sobre as interações ambientais que sustentam a vida com dignidade, sob a ótica teórica do filósofo e sociólogo Henri Lefebvre, numa perspectiva interdisciplinar. Como decorrência dessa pesquisa foi organizado um conjunto de aspectos que podem se caracterizar como elementos indicadores de representação ambiental, segundo a posição de Lefebvre. Palavras-chave: Representações em Lefebvre; Interação Ambiental; Metamorfose; Interdisciplinaridade; Fenomenologia Goethiana. Abstract: The present research has as its focus and comprehensiveness, the representations in Henri Lefebvre, to understand the environmental interactions in an interdisciplinary perspective, as an intersubjective process. The purpose of the research is to unveil the understanding that teachers, acting in elementary and middle school, have on the environmental interactions, when identifying and recognizing aspects that constitute them. The research also sought to perceive through a collective interview how the teachers interviewed perceive and represent how the complex environmental interactions that involve their personal and professional experiences. In this sense, the investigation sought to understand how these representations and recognitions, act in the teaching of the perspective of the lived spaces. Data collection was carried out, together with teachers of the Helena Viana Sundim College, a public and urban school in the Municipality of Paranaguá, with the purpose of verifying the understanding of these professionals, about how they stand in the perspective of environmental interaction representation, with based on what Henry Lefebvre proposes. It was done through group interviews, with the holding of 4 meetings, so that, at the next meeting, the positions collected in the previous meetings were discussed. The expectation with the use of this investigative process was to find out what the group's understanding was, as opposed to what was pointed out as a challenge for the interview. The investigative process included the scientific approach referred to in the phenomenology supported by the scientific assumptions of Johann Wolfgang von Goethe. This approach, among other aspects, is organized with the purpose of provoking in the researcher a process of involvement characterized by the intensification, sensitization and interaction of the rhythms that involve the question in question. This methodological position, different from the conventional empirical analytic and critical, aims at understanding how the proposed theme and the investigative process act with the people involved, researcher and interviewee, with a focus on triggering changes that are characterized as metamorphoses. The research is of a bibliographical and qualitative nature when investigating the representations that teachers have about the environmental interactions that sustain life in the biosphere, under the theoretical perspective of the philosopher and sociologist Henri Lefebvre, in an interdisciplinary perspective. As a result of this research was organized a set of aspects that can be characterized as indicators of environmental representation, according to Lefebvre's position. Keywords: Representations in Lefebvre; Environmental Interaction; Metamorphosis; Interdisciplinarity; Goethian Phenomenology.
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