A água como eixo articulador da aprendizagem dos conteúdos de química, física e biologia no contexto das ciências ambientais
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Data
2018Autor
Faias Junior, Carlos Augusto dos Santos, 1973-
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Resumo: A preocupação com a disponibilidade, consumo e poluição da água vem sendo objeto de reflexão desde a década de 1970. Essa preocupação tem pautado leis e exigido mudanças de comportamento das pessoas em relação ao líquido mais precioso do planeta que, mesmo ocupando 71% da superfície terrestre, está disponível em uma pequena parcela desse volume para o consumo humano. Por outro lado, no Ensino Médio os professores precisam trabalhar uma série de conteúdos em Química, Física e Biologia levando em consideração as questões ambientais. Por entender que os conteúdos dessas disciplinas poderiam ser trabalhados de forma articulada a partir da temática "qualidade da água" é que surgiu o problema desta pesquisa, cujo objetivo geral foi elaborar um caderno pedagógico para auxiliar professores de Ciências a partir deste tema e trabalhar questões ambientais relevantes para a sustentabilidade. A metodologia foi dividida em três fases. Na fase exploratória, procedeu-se a pesquisa bibliográfica e foi elaborado um protocolo de ação para levantar informações junto a estudantes de um curso de graduação, em licenciatura, sobre a qualidade da água. Na fase de campo ocorreu o acompanhamento de todas as etapas do curso de extensão por meio de observação participante e de algumas intervenções no processo. Na fase de sistematização de dados, os registros foram analisados e organizados para elaboração do produto final. O curso de extensão foi realizado em seis etapas, que aconteceram entre 29 de setembro de 2017 e 18 de maio de 2018. Os conteúdos de Ciências da Natureza contemplados nas DCEs do Paraná (Biologia, Química e Física) que podem ser trabalhados com estudantes do Ensino Médio foram: matéria e energia e sua natureza, biogeoquímica e química sintética; Física: movimento, termodinâmica e eletromagnetismo; Biologia: organização dos seres vivos, mecanismos biológicos. Como produto final da pesquisa elaborou-se um caderno pedagógico abordando conteúdos de Química, Física e Biologia a partir do eixo articulador da temática qualidade da água. . Palavras-chave: Macroinvertebrados bentônicos. Conteúdos estruturantes. Qualidade da água. Abstract: The concern with the availability, consumption and pollution of water has been the subject of reflection since the 1970s. This concern has originated laws and required changes in the behavior of people in relation to the most precious liquid on the planet-one that, even though it occupies 71% of the terrestrial surface, has only a small portion out of its entire volume available for human consumption. On the other hand, High School teachers need to work on a series of contents in Chemistry, Physics and Biology taking into account environmental issues. Understanding that the contents of these disciplines could be worked in an articulated way from the theme "water quality", the problem of this research has appeared. Its general objective was to elaborate a pedagogical book to help Science teachers with this theme and to explore environmental issues relevant to sustainability. The methodology was divided into three phases. In the exploratory phase, the bibliographical research was carried out and a protocol of action was elaborated to raise information with undergraduate students about water quality. In the field phase, all stages of the extension course were monitored through participant observation and some interventions in the process. In the data systematization phase, the records were analyzed and organized to elaborate the final product. The extension course was carried out in six stages, which took place between September 29, 2017 and May 18, 2018. The Nature Sciences (Biology, Chemistry and Physics) contents included in the State Curricular Guidelines (Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE) of Paraná that can be worked with High School students were: matter and energy and their nature, biogeochemistry and synthetic chemistry; Physics: movement, thermodynamics and electromagnetism; Biology: organization of living beings, biological mechanisms. As a final product of the research, a pedagogical book was elaborated addressing Chemistry, Physics and Biology contents from the articulating axis of the water quality theme. Keywords: Benthic macroinvertebrates. Structuring contents. Water quality.
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