O papel educador das unidades de conservação perante a educação não formal na perspectiva da educação ambiental naturalista
Resumo
Resumo: O tema deste trabalho é o papel educador das Unidade de Conservação e suas contribuições para a educação não formal. O objetivo geral do trabalho é apresentar subsídios práticos e aplicáveis para potencializar ações educativas em Unidades de Conservação, bem como, gerar relações de complementação entre a educação formal e a educação não formal, tendo como ponto de diálogo a educação ambiental naturalista. Os objetivos específicos estabelecidos neste trabalho são a criação e teste de aplicabilidade de jogos educativos na perspectiva ambiental e históricocultural, a confecção de um Protocolo de Aplicação como produto desta pesquisa, resultante da parceria entre duas mestrandas dos polos UFPR e UFPA da Rede PROFCIAMB, estudo da percepção ambiental dos alunos pré-jogo, estudo da sensibilização ambiental dos alunos pós-jogo, e intercâmbio de conhecimento entre duas mestrandas do Programa, com o objetivo de atestar a eficácia do protocolo de aplicações. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo com os instrumentos metodológicos para coleta e análise dos dados os grupos focais e questionários abertos, e como método para a elaboração e testes dos jogos educativos o aprendizado sequencial proposto por Joseph Cornell. Para que os objetivos fossem alcançados contou-se com a participação de Alunos e Professoras do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Monteiro Lobato, de Matinhos, Paraná, e Professor Paulo Freire, de Belém, Pará. Os jogos foram aplicados nas Unidades de Conservação Parque Estadual Rio da Onça e Parque Estadual do Utinga, a primeira localizada em Matinhos e a segunda em Belém. Através dos testes de aplicabilidade dos jogos em regiões geográficas distintas é possível afirmar que os jogos podem ser executados em qualquer realidade se seguido os protocolos de aplicações elaborados. Constatou-se que o ambiente natural oferecido pelas trilhas das Unidades de Conservação contribuiu para afirmar que as mesmas podem ser consideradas espaços educadores não formais, pois através jogos aplicados nestes ambientes, foi possível contextualizar conteúdos científicos e despertar curiosidades referente aos conteúdos histórico-culturais abordados, o que gerou a complementação do ensino formal. Constatou-se no estudo da percepção ambiental dos alunos que participaram dos grupos focais, que eles não reconhecem em suas ações a presença da natureza e seus elementos naturais. Através da Educação Ambiental Naturalista, ponto de diálogos entre as Unidades de Conservação e a Educação não formal, constatou-se que a natureza e seus elementos, servindo de instrumentos pedagógicos nas ações, despertaram a sensibilização ambiental dos alunos através do encantamento. Palavras-chave: Unidade de Conservação. Educação Ambiental Naturalista. Educação não formal. Protocolo de Aplicação Abstract: The theme of this work is the educator of the Conservation Unit and its contributions to non-formal education. The objective is to present practical and applied subsidies to strengthen the educational actions in Conservation Units, as well as to generate complementary relations between a formal education and a formal education, having as a point of dialogue the environmental education. The main purposes of this work are the creation and test of the applicability of educational games in the environmental and cultural-cultural perspective, the creation of a research protocol, the proposal of a partnership between UFPR and UFPA countries of the PROFCIAMB Network. Study of environmental awareness of pre-game students, Study of environmental awareness of post-game students, Knowledge exchange between two Master's Program, with the purpose of attesting to the use of the application protocol. The applied methodology was the action research, having as methodological instruments for the collection and analysis of the data of the focus groups and open questionnaires, and as a method for the elaboration of tests of educational and sequential games considered by Joseph Cornell. Parameters of Elementary Education of Monteiro Lobato Municipal Schools, Matinhos, Paraná, and Professor Paulo Freire, from Belém, Pará. Games were contracted at Conservation Units Rio da Onça State Park and Utinga State Park, the first one located in Matinhos and the second in Belém. Through the tests of applicability of the games in different geographic regions it is possible to affirm that the games can be executed in any reality if followed the protocols of elaborated applications. It was verified that the natural environment offered by the trails of the Conservation Units contributed to affirm that they can be considered nonformal educational spaces, because through games applied in these environments, it was possible to contextualize scientific contents and awaken curiosities regarding the historical-cultural contents addressed, which generated the complementation of formal education. It was observed in the study of the environmental perception of the students who participated in the focus groups, that they do not recognize in their actions the presence of nature and its natural elements. Through Naturalistic Environmental Education, a point of dialogue between Conservation Units and non-formal education, it was found that nature and its elements, serving as pedagogical tools in actions, awakened students' environmental awareness through enchantment. Key words: Conservation Unit. Naturalistic Environmental Education. Nonformal education. Application Protocol.
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