Aplicação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) no ensino das Ciências Ambientais na educação profissional : novos olhares para a gestão ambiental nos cursos técnicos em meio ambiente
Resumo
Resumo: No processo de formação dos técnicos de nível médio da área ambiental na rede estadual de Curitiba são identificadas inúmeras deficiências para o acesso de informações, ensino, aprendizagem e apropriação de conceitos da Gestão Ambiental e tecnologias utilizadas no mundo do trabalho. Essa pesquisa foi desenvolvida na perspectiva de políticas públicas, ensino e aprendizagem das disciplinas da área ambiental, utilização tecnologias educacionais e realidade escolar de professores e estudantes nas escolas com cursos técnicos em meio ambiente subsequente vigentes no ano de 2018 em Curitiba. A dissertação apresenta fundamentação teórica em relação à construção do sistema educacional e formação profissional no Brasil, ensino das Ciências Ambientais e utilização tecnologias digitais na educação profissional. O proposito da pesquisa foi conhecer os limites e possibilidades da implantação das tecnologias educacionais na formação técnica na área ambiental, estruturação de um ambiente virtual de aprendizagem para apoio no ensino e aprendizagem da gestão ambiental e levantamento do nível de conhecimento dos professores e estudantes em relação as Ciências Ambientais e utilização de tecnologias digitais aplicadas a educação. Caracterizada como pesquisa educacional, a metodologia de pesquisa na dissertação foi encaminhada com técnicas de survey e pesquisa-ação embasadas no método do materialismo histórico dialético suportado por autores como Augusto Trivinos (1987) e Gaudêncio Frigotto (2000). A fundamentação das ciências ambientais foi com base em autores como Genebaldo Dias (2004), Milton Santos (1994) e Philippi Jr (2000) que apresentam informações e conceitos relacionados a complexidade das questões ambientais e desenvolvimento. Como resultado, a pesquisa trouxe informações e dados importantes em relação ao conhecimento dos estudantes e professores sobre os conceitos das ciências ambientais e tecnologias educacionais utilizadas nos cursos técnicos em meio ambiente, deficiências nas redes de infraestrutura de internet das escolas e identificação de novas possibilidades para a melhoria da formação de nível técnico com o apoio de tecnologias digitais e atividades voltadas para a preservação ambiental. Com os dados e informações identificadas nesse trabalho sobre ensino e aprendizagem na educação profissional, abrem-se possibilidades para novas pesquisas sobre Ciências Ambientais, tecnologias, educação, trabalho e desenvolvimento profissional nessa modalidade da educação básica. Palavras-chaves: Educação Profissional. Ensino das Ciências Ambientais. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Gestão Ambiental Abstract: In the process of training of mid-level technicians of the environmental area in Curitiba State network, are identified various shortcomings in access to information, teaching, learning and appropriation of environmental science concepts, environmental management and technologies used in the work world. This research was developed from the perspective of public policy, teaching, and learning of environmental disciplines, using educational technologies and reality of teachers and students in schools, with technical environment courses in subsequent present in the year 2018 in Curitiba. The dissertation presents theoretical foundation in relation the construction of the educational and vocational training system in Brazil, teaching of Environmental Sciences and use digital technologies in professional education. The purpose of this research was to know the limits and possibilities of the implementation of educational technologies in the training technique in the environmental area, structuring of a virtual learning environment to support the teaching and learning of environmental management, survey of knowledge level of the teachers and students about the Environmental Sciences and use of digital technologies applied to education. Characterized as educational research, research methodology in the dissertation has been forwarded with techniques of survey and research-action based on the method of historical materialism dialectic supported by authors such as Augusto Trivinos (1987) and Gaudêncio Frigotto (2000). The foundation of the environmental Sciences was based on authors such as Genebaldo Dias (2004), Milton Santos (1994) and Arlindo Philippi Junior (2000) that present information and concepts related to the complexity of environmental issues and development. As result, the search brought important information and data in relation to the knowledge of the students and teachers on the concepts of environmental sciences and educational technologies used in technical courses in environment, weaknesses in the internet infrastructure networks of schools and identify new possibilities for improvement of technical level training with the support of digital technology and activities focused on environmental preservation. With the data and information identified in this paper on teaching and learning in professional education, open possibilities new research about environmental science, technology, education, work and professional development in this modality basic education. Key - words: Professional Education. Teaching of Environmental Sciences. Digital Information and Communication Technologies. Environmental management
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