Educação ambiental como proposta pedagógica : percepção de alunos com relação ao canal extravasor DNOS em Pontal do Paraná - PR
Resumo
Resumo: A base das ações educativas deve visar a formação de cidadãos éticos e participativos que estabeleçam uma relação respeitosa e harmoniosa com o meio em que vivem e consigo mesmos. Para tanto, somente por meio de atividades que envolvam uma comunidade por inteiro, pode-se desenvolver com sucesso um projeto integrado de educação. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar a percepção ambiental de alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Hélio Antônio de Souza, localizado no município de Pontal do Paraná - PR enquanto um processo participativo, onde envolveu uma série de fatores sensoriais, subjetivos, valores sociais, culturais e ambientais em relação ao espaço natural e transformado. Para isso, o objeto de estudo foi o canal extravasor denominado DNOS. Como metodologia utilizou-se da Observação Participante para a coleta dos dados e análise. Verificou-se, através deste método, que houve um aprendizado significativo nas temáticas ambiente, saúde e biodiversidade das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, bem como permitiu-se perceber as limitações relacionadas às formas tradicionais de ensino. Com o resultado desta pesquisa, permitiu-se a construção de um protocolo de ações contendo as técnicas utilizadas. Esse protocolo poderá servir como apoio a professores da Educação Básica quanto ao desenvolvimento de ações que envolvam Educação Ambiental construindo assim, possibilidades futuras de pesquisa percebendo o quanto são importantes as técnicas utilizadas aqui para o desenvolvimento desta metodologia em pesquisa qualitativa, mostrando também como um trabalho de campo pode vir a ser compensador na obtenção dos resultados. Palavra-chave: 1. Educação Ambiental 2. Percepção Ambiental 3. Canal DNOS Abstract: The basis of educational actions should aim at the formation of ethical and participative citizens who establish a respectful and harmonious relationship with the environment in which they live and with themselves. In order to do so, only through activities involving a whole community, one can successfully develop an integrated education project. In this sense, this research sought to analyze the environmental perception of students of the 9th grade of elementary School of the State Public School Hélio Antônio de Souza, located in the city of Pontal do Paraná-PR, as a participatory process. The process has involved a series of sensory, subjective, social, cultural and environmental values in relation to the natural and transformed space. For this purpose, the object of study was the extravasated channel called DNOS. The methodology used was the participant observation for data collection and analysis. It was verified, through this method, that there was a significant learning in the thematic environment, health and biodiversity of the curricular guidelines of the state of Paraná, and it was possible to perceive the limitations related to the traditional forms of teaching. With the result of this research, it was possible to construct a protocol of actions containing the techniques used. This protocol can serve as support to teachers of basic education regarding the development of actions involving environmental education, thus constructing future possibilities of research realizing how important the techniques used here for the development of this methodology in qualitative research, and it also shows how a fieldwork may be compensator in obtaining the results. Keywords: 1. Environmental Education 2. Environmental Perception 3. DNOS channel
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