A percepção ambiental e mapas interativos no ensino básico
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Data
2018Autor
Cunha, Ellen Joana Nunes Santos, 1980-
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Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a percepção ambiental como recurso pedagógico para a construção de mapas interativo, para uso no ensino da educação ambiental, aplicados na educação básica do município de Paranaguá - Paraná. O objeto dessa investigação são os mananciais que abastecem a cidade e os atores analisados foram os professores do ensino fundamental, médio e profissionalizante. O aporte teórico se fundamentou na Geografia Humanística, na abordagem fenomenológica, e suas interfaces conceituais com a Cartografia digital e multimídia interativas para se compreender a percepção ambiental dos indivíduos sobre o ambiente. Os professores participantes dessa pesquisa foram agrupados em 5 áreas de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e, Formação técnica. Aplicou-se um questionário com perguntas semiestruturadas para coletar os dados da pesquisa, os quais foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os professores têm a percepção ambiental sobre os mananciais que abastecem o município de forma muito limitada e extremista, ou seja, uma visão naturalista ou antropocêntrica. Alguns professores referem-se aos mananciais somente como serviços de abastecimento e outros como um elemento ambiental isolado da presença humana, demonstrando uma visão desarticulada do meio ambiente que se reflete no processo pedagógico. Nesse contexto, percebe-se que as representações dos indivíduos sobre o meio ambiente estão vinculadas ao que cada um traz consigo em seu mundo vivido. Na tentativa de mudar esse cenário, recorreu-se as tecnologias de informação e comunicação (TICs) por meio do Recurso Educacional Aberto (REA) para se construir os mapas interativos. Acredita-se que uma multimídia interativa pode se tornar um recurso pedagógico facilitador para desenvolver os conteúdos em sala de aula. Nesse contexto, buscou-se a partir da percepção ambiental dos professores, elementos que pudessem ser trabalhados de forma transversal e contribuíssem na construção de mapas interativos para o ensino da Educação Ambiental. Em resumo, acredita-se que a percepção ambiental pode ser um recurso tecnológico possível para a sensibilização e transformação da consciência ambiental de professores e estudantes. Palavras-chave: Percepção ambiental. Educação Ambiental. Manancial. Mapa interativo. Abstract: This study aims to analyze the environmental perception as a pedagogical resource for the construction of interactive maps, for use in environmental education teaching, applied in the basic education of the municipality of Paranaguá - Paraná.The object of this investigation are the sources that supply the city and the analyzed actors were the teachers of elementary, middle and vocational education. The theoretical contribution was based on Humanistic Geography, on the phenomenological approach, and its conceptual interfaces with digital cartography and interactive multimedia to understand the environmental perception of the individuals about the environment. The teachers participating in this research were grouped into 5 areas of knowledge: Languages and their technologies; Mathematics and its technologies; Natural Sciences and their technologies; Applied Human and Social Sciences; and, Technical training. A questionnaire was applied with semistructured questions to collect the research data, which were analyzed through the content analysis method. The results showed that teachers have an environmental perception about the sources that supply the municipality in a very limited and extremist way, that is, a naturalistic or anthropocentric view. Some teachers refer to sources only as supply services and others as an environmental element isolated from human presence, demonstrating a disjointed view of the environment that is reflected in the pedagogical process. In this context, it is perceived that the representations of individuals about the environment are linked to what each individual brings with them in their lived world. In an attempt to change this scenario, we used information and communication technologies (ICTs) through the Open Educational Resource (OER) to construct interactive maps. It is believed that interactive multimedia can become a facilitating pedagogical resource for developing classroom content. In this context, it was sought from the environmental perception of the teachers, elements that could be worked transversally and contribute in the construction of interactive maps for the teaching of Environmental Education. In summary, it is believed that environmental perception can be a possible technological resource for sensitizing and transforming the environmental awareness of teachers and students. Key-words: Environmental perception. Environmental education. Well. Interactive map.
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