Práticas pedagógicas em escolas públicas sobre problemáticas ambientais promovendo a evolução no ensino das ciências ambientais : estudo de caso : Colégio Estadual Guatupê
Resumo
Resumo: O presente trabalho foi idealizado a partir da necessidade de adotar, em escolas de Educação Básica, públicas e ou particulares, medidas interdisciplinares em observância ao tema "Água", uma vez que nosso espaço vivido é compartilhado por todos e a água é um recurso natural essencial à sobrevivência de todas as formas de vida existentes no planeta. Para a elaboração da dissertação, foram selecionados educandos dos anos finais do ensino fundamental II, de uma escola pública situada no município de São José dos Pinhais, na qual está sendo desenvolvido um projeto relativo à conscientização dos educandos e de toda a comunidade sobre a importância de conhecer e valorizar as áreas de mananciais, uma vez que o objeto de estudo é o rio Pequeno, pertencente à bacia hidrográfica do Altíssimo Iguaçu e em sua área de abrangência está localizada a escola, em um entorno densamente povoado e altamente industrializado. O projeto consiste em algumas etapas. Inicialmente, foi realizada pesquisa bibliográfica na qual se ressaltou a localização e a ocupação inicial da área. Na sequência, avançou-se na pesquisa e traçou-se um histórico da ocupação recente, notadamente a partir dos anos 1990, quando a região que antes era para ser designada como área exclusivamente de manancial acabou sendo cedida a grandes grupos empresariais multinacionais para a instalação de um parque automotivo em suas subsidiárias, comprometendo exageradamente a qualidade da água do manancial, uma vez que no bojo de toda esta onda industrial a área tornou-se altamente antropizada, tendo em vista o elevado êxodo rural que aviltou o país a partir das décadas de 1970/1980. Na escola, o trabalho foi desenvolvido em etapas: a primeira consistiu em um estudo mais aprofundado sobre os principais conceitos do tema "bacia hidrográfica"; na segunda etapa, realizou-se visita a uma estação de tratamento de água e ou esgoto da cidade; na terceira, foi feito o desenvolvimento de trabalhos junto aos estudantes na confecção de cartazes sobre o tema "o rio que tínhamos, o rio que temos e o rio que teremos ou queremos"; na quarta etapa, os educandos elaboraram poesias sobre o tema água; na quinta etapa, foi realizada a análise de água na escola, utilizando-se equipamentos básicos para a determinação de parâmetros simples, como pH, DBO, fósforo, dentre outros; na sexta etapa, foi realizada uma roda de conversa na escola para apresentação dos resultados à Comunidade Escolar; na sétima etapa, foi criado, pelos alunos, em um aplicativo para celular, um jogo sobre as principais características da sub-bacia hidrográfica do rio Pequeno. Finalmente, foram apresentados os resultados para a comunidade, autoridades municipais e estaduais sobre a situação das áreas de mananciais do entorno, bem como sugestões de melhorias e investimentos públicos nessa área. Como produto desse trabalho, é apresentado um Protocolo de Aplicação dos procedimentos para o uso da pesquisa e sua continuidade. Palavras-Chaves: Água. Educação Básica. Práticas Pedagógicas. Meio Ambiente. Mananciais. Preservação. Educação Ambiental. Abstract: The present work was conceived from the need to adopt, in public and private primary schools, interdisciplinary measures in observance of the theme "Water", since our lived space is shared by all and water is a natural resource essential for the survival of all life forms on the planet. For the elaboration of the dissertation, students from the final years of elementary school II were selected from a public school located in the municipality of São José dos Pinhais, where a project is being developed to raise awareness among students and the community about the importance to know and value the areas of springs, since the object of study is the small river, belonging to the watershed of the Most High Iguaçu and in its area of coverage is located the school, in a densely populated and highly industrialized environment. The project consists of a few steps. Initially, a bibliographic research was carried out in which the location and the initial occupation of the area were emphasized. In the sequence, the research was advanced and a history of the recent occupation was traced, notably from the 1990s, when the region that was formerly to be designated as an area exclusively of stock was eventually ceded to large multinational business groups for the installation of an automobile park in its subsidiaries, overly compromising the water quality of the spring, since in the midst of this industrial wave the area became highly anthropized, in view of the high rural exodus that had demeaned the country from the decades of 1970/1980. At school, the work was developed in stages: the first consisted of a more in-depth study on the main concepts of the theme "watershed"; in the second stage, a visit was made to a water and sewage treatment plant in the city; in the third, the students' work was done in the production of posters on the theme "the river we had, the river we have and the river we will have or want"; in the fourth stage, the students elaborated poetry on the theme water; in the fifth stage, water analysis was performed at the school, using basic equipment for the determination of simple parameters, such as pH, BOD, phosphorus, among others; in the sixth stage, a conversation was held at the school to present the results to the School Community; in the seventh stage, the students created, in a mobile application, a game about the main characteristics of the Rio Pequeno sub-basin. Finally, the results were presented to the community, municipal and state authorities on the situation of surrounding watershed areas, as well as suggestions for improvements and public investments in this area. As a product of this work, a Protocol of Application of the procedures for the use of the research and its continuity is presented. Keywords: Water. Basic education. Pedagogical practices. Environment. Springs. Preservation. Environmental education.
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