Projeto bens comuns : a práxis do bem comum e a cidadania ativa através do ensino de ciências ambientais e filosofia
Resumo
Resumo: A presente dissertação procura ressaltar a importância da valorização dos bens comuns para a sociedade e relatar duas experiências de ensino-aprendizagem onde o tema foi desenvolvido a partir das aulas de ética na disciplina de Filosofia. Após a introdução, a primeira parte da dissertação desenvolve mais a perspectiva teórica do projeto, ou seja, o tema é apresentado e contextualizado a partir da leitura do livro "Beni Comuni" do jurista italiano Ugo Mattei. O autor enfatiza, entre outras coisas, que a ideia de bens comuns (apresentados como algo que tem natureza relacional, e todos têm o direito de usufruir deles) precisa ser resgatada e difundida. Quando as pessoas de uma maneira geral valorizarem a água, por exemplo, enquanto bem comum, então será inconcebível a privatização das companhias de abastecimento. Na segunda parte da dissertação, voltada para a prática, tem-se o relato de dois momentos (duas experiências feitas em escolas públicas no município de Guaratuba/PR) onde o projeto foi aplicado. O caminho mais adequado para a valorização dos bens comuns pode ser obtido através do "parto das ideias" que Sócrates propôs com seu modo de fazer filosofia. O trabalho também apresenta uma proposta de protocolo didático (ou sequência didática) para os professores que queiram aplicar esta ideia em outros contextos e adaptá-la de acordo com as necessidades locais. Estas experiências foram denominadas "Projeto Bens Comuns", pois visavam desenvolver nos discentes a perspectiva de que os recursos naturais são bens comuns e precisam ser tutelados por todos (enquanto ato ligado ao conceito de cidadania). A partir das aulas de filosofia que abordavam ética foi possível desenvolver um debate utilizando o modus operandi de Sócrates, ou seja, o "parto das ideias" onde o interlocutor expressa o que realmente pensa e não simplesmente repete o que as convenções sociais sugerem. Dentro deste contexto os alunos puderam também realizar cartazes para ilustrar os seus pensamentos e sua pesquisa. O mais importante deste processo é desencadear no aluno a perspectiva de que a reflexão desenvolvida durante a aula de filosofia precisa influenciar e aperfeiçoar a prática no cotidiano. PALAVRAS-CHAVE: Filosofia. Bens Comuns. Meio ambiente. Ecopedagogia. Grupo focal. Ciências ambientais. Ensino médio. Abstract: The present dissertation tries to expose in a succinct way the importance of the valorization of the common goods and to report two teaching-learning experiences where the theme was developed from the ethics classes in the discipline of Philosophy. In the first article, which is theoretical, the theme is presented and contextualized from the reading of the book "Beni Comuni" by the Italian jurist Ugo Mattei. The author emphasizes, among other things, that the idea of the common good needs to be rescued and diffused. When people generally understand that water, for example, is a common good, then privatization of supply companies will be inconceivable. In the second article (aimed at the practice) we have the report of two moments that occurred in different schools where the project was applied. The most adequate way for valuing common goods is born of the "birth of ideas" that Socrates proposed with his way of doing philosophy. The paper also presents a proposal for a didactic protocol for teachers who want to apply this idea in other contexts and adapt it according to local needs. KEYWORDS: Philosophy. Common Goods. Environment. Ecopedagogy. Focus group. Environmental Sciences. High school.
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