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dc.contributor.advisorGândara, José Manoel Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorLobo, Yure Sousapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-05T19:45:41Z
dc.date.available2018-10-05T19:45:41Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57422
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Manoel G. Gândarapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 07/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as inter-relações entre a distribuição espacial da oferta Airbnb e a dinâmica urbano-turística na cidade de Curitiba. Para tanto, lança mão de métodos quantitativos por meio da análise espacial de dados e da estatística descritiva com base em novas fontes de dados digitais. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo. Primeiramente apresenta um quadro conceitual para avançar na compreensão da chamada economia colaborativa, no âmbito do turismo, e posiciona o destino turístico urbano como o espaço privilegiado para essa análise. O estudo centra-se na expressão espacial da Airbnb, um caso particularmente notável no turismo, mas também avança sobre outros aspectos dos anúncios contidos nesta plataforma, na cidade de Curitiba. Como resultados, destacam-se, primeiramente, a compreensão do modelo de negócios da Airbnb no âmbito da economia colaborativa e da sua dinâmica no espaço urbano-turístico atual, bem como a visibilização de um fenômeno que é novo no panorama turístico nacional e, sobretudo, local, sendo esta a primeira pesquisa do gênero realizada no país. Quanto às inter-relações identificadas, os resultados indicaram que a oferta Airbnb, em Curitiba não representa uma ameaça à ocupação hoteleira convencional. Por outro lado, foi detectada a ocorrência de múltiplos anúncios de um mesmo anfitrião na plataforma como um indicativo de externalidade negativa. Foi constatada, ainda, que a ocorrência do reforço da centralidade (padrão centro-periferia) se apresenta como um elemento comum na análise da distribuição espacial da oferta Airbnb e que as regiões com os melhores índices socioeconômicos, atividades de lazer, entretenimento noturno, gastronomia e atrativos turísticos - a saber: as regionais Matriz e Portão - são as que concentram a maior parte da oferta. Também foi identificada a existência de uma forte correlação entre a concentração de oferta Airbnb com as áreas de maior atratividade turística, além da constatação de que o aumento no número de anúncios Airbnb em determinada região pode influenciar na sua "turistificação". Outro destaque é o reconhecimento da eminência de outras partes interessadas, atores novos, na dinâmica turística local. Assim, este estudo apresenta implicações teóricas que remetem a novas compreensões da dimensão espacial do turismo em áreas urbanas e ressaltam as relações complexas entre produtores, consumidores, comunidade local e organizações públicas inseridas no contexto da economia colaborativa. Além disso, a pesquisa representa uma fonte para discussões sobre o planejamento territorial do turismo no âmbito de Curitiba e, por fim, aponta alguns direcionamentos para pesquisas futuras. Palavras-chave: Airbnb. Economia Colaborativa. Turismo Urbano. Análise Espacial. Destino Turístico. Curitiba (PR).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyze the inter-relations between the spatial distribution of the Airbnb offer and the urban-tourist dynamics in Curitiba. To this end, it uses quantitative methods through spatial data analysis and descriptive statistics based on new digital data sources. It is characterized as an applied research, exploratory and descriptive. First, it presents a conceptual framework to have a deeper understanding of the so-called sharing economy in the field of tourism, and places the urban tourist destination as a privileged space for this analysis. The study focuses on the spatial expression of Airbnb, a remarkable case in tourism, as a service that connects travelers with hosts for rental purposes through a digital platform that operates in several places in the world, but also provides further discussion in other aspects of the ads contained in this platform in the city of Curitiba. The outcomes that firstly stand out are: the understanding of the business model regarding the sharing economy and the urban tourist destinations and its dynamics in the current urban-tourism space, as well as highlighting a phenomenon that is new in the national and, above all, local tourist scene, this being the first research of the genre conducted in the country. It was found that the Airbnb supply in Curitiba does not represent a threat to conventional hotel occupancy. On the other hand, the occurrence of multiple ads from the same host on the platform was identified as a negative external indicator. The occurrence of the reinforcement of centrality (centerperipheral pattern) appears as a common element in the analysis of the spatial distribution of Airbnb supply, and the regions with the best social economic rates, leisure activities, night-time entertainment, gastronomy and tourist attractions - namely the Matriz and Portão regions - are the ones that concentrate most of the offer. It has been noticed that there exists a correlation between the Airbnb supply concentration and the areas of greater tourist attractiveness, that the increase in the number of ads in a particular region can influence its "touristification", and, lastly, that there is eminence of other stakeholders, new players, in the local tourist dynamic. Therefore, this study presents theoretical implications that refer to new understandings of the spatial dimension of tourism in urban areas and highlight the complex relationships between producers, consumers, local community and public organizations inserted in the sharing economy context. In addition, the research represents a source for discussions about the territorial planning of tourism within the scope of Curitiba and, finally, brings guidance for future research. Keywords: Airbnb. Sharing Economy. Urban Tourism. Spacial Analysis. Tourist Destination. Curitiba (PR).pt_BR
dc.format.extent232 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectTurismo - Politicas publicaspt_BR
dc.subjectTurismo urbanopt_BR
dc.titleEconomia colaborativa e destinos turísticos urbanos : uma análise da distribuição espacial da AirBNB em Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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