Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPorsse, Alexandre Alves, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorOstrensky, Vitor Pestana, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-02T18:45:44Z
dc.date.available2018-08-02T18:45:44Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56890
dc.descriptionOrientador: Alexandre Alves Porssept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 07/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.52-57pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação está dividida em dois ensaios e trata dos impactos da infraestrutura de transporte público sobre a gentrificação. O primeiro ensaio consiste numa revisão crítica da literatura acerca do tema. Assim, foram sumarizados os principais trabalhos empíricos da área, relatando os requisitos metodológicos específicos na abordagem dessa questão, que são, muitas vezes, não aplicados. Ainda são poucas pesquisas na área, porém, o que esta revisão encontrou foi que a maioria dos resultados destes artigos aponta uma influência direta da infraestrutura no processo de gentrificação. Já no segundo ensaio, utilizando o método diferenças-em-diferenças, foi avaliado o impacto das estações de metrô entre 1991-2010 em São Paulo na gentrificação dos setores censitários próximos. Foram empregadas técnicas que buscam corrigir os principais problemas metodológicos encontrados na literatura existente: a utilização de áreas gentrificáveis, análise multivariada e o uso do propensity score matching para tratamento da endogeneidade. Os resultados mostram um aumento consistente na renda per capita, da porcentagem de chefes de família com ensino superior e da proporção de jovens adultos na população, nas regiões próximas às estações. Com isso, há um indício de gentrificação induzida pela infraestrutura de transporte público em São Paulo. Palavras chave: Gentrificação. Transporte Urbano. Diferenças-em-Diferenças.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation is divided in two essays and deals with the impacts of the public transport infrastructure on a gentrification. The first essay consists in a critical review of the literature on the subject. Thus, the main empirical works of the area were summarized, reporting the specific methodological requirements in this approach, which are often not applied. There is still brief research in the field, however, this review found that most of the results show a direct influence of the infrastructure in the gentrification process. In the second essay, using the method diff-in-diff, the impact of subway stations between 1991-2010 in São Paulo was evaluated in the gentrification of census tracts nearby. Techniques were used to correct the main methodological problems found in the literature: the analysis on gentrificable areas, multivariate analysis and the use of propensity score matching for treatment of endogeneity. The results show a consistent increase in per capita income, percentage of heads of households with higher education and the proportion of young adults in the population, in the regions near the stations. The findings indicates that gentrification induced by the public transport infrastructure occurred in São Paulo. Keywords: Gentrification. Urban Transport. Diferences-in-diferences.pt_BR
dc.format.extent58 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologia urbanapt_BR
dc.subjectCrescimento e Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.subjectTransporte urbano - São Paulo (SP)pt_BR
dc.subjectGentrificaçãopt_BR
dc.titleDois ensaios sobre a relação entre infraestrutura de transporte urbano e gentrificaçãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples