Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChemin, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorLima, Lauren Prestespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-10T19:30:24Z
dc.date.available2018-12-10T19:30:24Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55896
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo Cheminpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 21/07/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.97-100pt_BR
dc.description.abstractResumo: No turismo urbano é fato reconhecido turistas transitarem e consumirem em locais que extrapolam as indicações convencionais dos roteiros e guias de viagem. As práticas turísticas estendem-se por equipamentos da vida cotidiana da cidade, voltados primordialmente para residentes, como por exemplo, shopping centers. Ao longo da história mais recente dos centros urbanos de médio e grande porte, o shopping center constituiu parte de uma dinâmica econômica e cultural, que envolve interferências nos espaços urbanos, influências no consumo e em práticas sociais. Em Ponta Grossa - PR (Brasil), existem dois empreendimentos tradicionais, que atendem visitantes e turistas que vêm até a cidade. Esta pesquisa partiu dos questionamentos: "Como se dá o uso turístico dos shopping centers em Ponta Grossa? Quais as principais funções dos shopping centers demandadas pelos visitantes e turistas? Como se efetiva, na ótica do visitante e turista, as correlações entre o shopping center e o turismo urbano? ". O objetivo deste estudo é analisar o uso turístico dos shopping centers pelos visitantes e turistas em Ponta Grossa. Para isso, foram realizadas duas etapas de investigação em que, na etapa 1, foi realizada pesquisa documental baseada em reportagens dos jornais da região, publicadas no período entre 1988 e 2016; na etapa 2, foi aplicado um questionário com questões alusivas a cada objetivo as quais foram analisadas individualmente, sendo que cada grupo de questões correspondeu a uma categoria: Turismo Urbano; Motivação; Experiência. Os resultados do estudo apontam que os shopping centers de Ponta Grossa, além de configurarem-se como equipamentos de apoio ao turismo urbano, devem ser entendidos como atrativos turísticos, pois visitantes e turistas buscam não apenas o consumo de bens e serviços, mas também o interpretam como lócus de lazer, relaxamento e entretenimento. Isso caracteriza outros sentidos possíveis de serem encontrados no empreendimento: experiência, encontro social, encontro familiar, que potencializam o fenômeno social do turismo. Palavras-chave: Shopping Center. Turismo Urbano. Cidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In urban tourism is recognized tourists and distributors in places that go beyond the itineraries and travel guides conventional indications. The tourist practices are extended by city daily life equipment, aimed primarily at residents, such as shopping centers. Throughout the most recent medium and large urban center history, the shopping center has been part of an economic and cultural dynamic, involving interference in urban spaces, influences on consumption and social practices. In Ponta Grossa - PR (Brazil), there are two traditional enterprises, which serve visitors and tourists who come to the city. This research started from the questions: How is the shopping malls in Ponta Grossa used as tourism? What are the shopping malls main functions demanded by visitors and tourists? How are the effective correlations between the shopping center and urban tourism from the visitor and tourist perspective? The purpose of this study was to analyze the shopping malls tourist using by visitors and tourists in Ponta Grossa. For this, two research stages were carried out in which, in stage 1, documentary research was carried out based on reports from the region's newspapers, published in the period between 1988 and 2016; in stage 2, a questionnaire was applied with questions related to each objective, which were analyzed individually, each group of questions corresponding to one category: Urban Tourism; Motivation; Experience. The study results point out that shopping malls in Ponta Grossa, besides being configured as support equipment for urban tourism, should be understood as tourist attractions, since visitors and tourists look for not only the goods and services consumption, but also locus of leisure, relaxation and entertainment. This characterizes other possible senses to be found in the enterprise: experience, social encounter, family encounter, which potentialize the social tourism phenomenon. Keywords: Shopping Mall. Urban Tourism. City.pt_BR
dc.format.extent114 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCentros comerciaispt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleShopping centers e turismo : usos, sentidos e as relações com o turismo urbano em Ponta Grossa - PR (Brasil)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples