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dc.contributor.advisorCosta, Flavianopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Bianca Ribeiro Lagespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2018-06-15T19:54:53Z
dc.date.available2018-06-15T19:54:53Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/55838
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Flaviano Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 06/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.136-148pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo se propõe a investigar quais são os desafios percebidos pelos professores, intérpretes de Libras e alunos surdos no ensino da disciplina de Contabilidade Introdutória nos cursos de Contabilidade e Administração. A pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizou de entrevistas, apoiando-se também em uma análise documental da legislação pertinente ao tema e de PPC das instituições fontes dos sujeitos do estudo. Os dados foram examinados por meio da técnica de análise de conteúdo. Foi realizada entre março/2017 e março/2018, tendo como sujeitos professores, intérpretes de Libras e alunos surdos. O instrumento aplicado foi a entrevista semiestruturada. Está fundamentada na teoria histórico-cutural, nos pressupostos de Vigotsky (1989, 1991 e 1997). Os achados mostraram que os desafios são: [1] a barreira da linguagem; [2] a falta de conhecimento e de sensibilidade em relação à surdez; [3] a resistência com relação à adaptações possíveis de estratégias de ensino, de materiais e de utilização de recursos que facilitam o ensino para alunos surdos; [4] a defasagem do conhecimento escolar anterior e do conhecimento de mundo do discente; [5] a diferença de tamanho do vocabulário entre o Português e a Libras;[6] aulas muito faladas, desorganização na escrita do quadro e costumes como o de falar andando pela sala, falar de costas, escrever no quadro e explicar ao mesmo tempo, usar muito siglas e abreviações sem especificar o significado ou utilizar vídeos sem legendas, dificultando a tradução por parte do intérprete e uma possível ajuda vinda de uma leitura labial ou um aparelho de amplificação sonora; [7] dificuldade na interpretação e escrita, comum ao surdo; [8] a falta de sinais para representar os termos técnicos; [9] a postura e o comprometimento de cada sujeito com o seu papel no processo de ensino e aprendizagem de contabilidade. Como contribuição adicional a pesquisa também traz sugestões para uma melhora no ensino de contabilidade, como também de outras áreas que apresentam cursos de bacharelado e técnico, nessa perspectiva da inclusão de surdos no ensino regular. O trabalho traz como contribuição profissional um alerta para uma maior preocupação com a formação do professor da área contábil para atuar na educação inclusiva, como também, com a formação de futuros contadores com especificidade da surdez. Como contribuição acadêmica, esse reuniu informações e trouxe sugestões visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de contabilidade para alunos surdos, tendo destacado a importância do intérprete educacional, porém mostrando que o êxito da inclusão depende de muitos outros fatores. A respeito da contribuição social, o estudo fomenta discussão e reflexão sobre o fenômeno da inclusão de alunos surdos no ensino de contabilidade, buscando uma sociedade mais harmônica e trazendo uma oportunidade de expandir essa discussão para outros âmbitos da sociedade. Palavras-chave: Ensino de Contabilidade Introdutória. Inclusão de alunos surdos. Teoria Histórico-cutural.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to investigate the challenges faced by teachers, interpreters of Libras and deaf students in the instruction of the discipline of Introductory Accounting in the courses of Accounting and Administration. The research, with a qualitative approach, used interviews, also supported by a documentary analysis of the legislation relevant to the subject and of PPCs from the sources institutions of the study subjects. The data was examined using the content analysis technique. It was held between March / 2017 and March / 2018, having as subjects teachers, interpreters of Libras and deaf students. The instrument applied was the semi-structured interview. It’s based on the historical-cultural theory, in the assumptions of Vigotsky (1989, 1991 and 1997). The findings showed that the challenges are: [1] the language barrier; [2] the lack of knowledge and sensitivity regarding deafness; [3] resistance to possible adaptations of teaching, material and resource utilization strategies that facilitate the education of deaf students; [4] the delay in relation to previous education and student’s knowledge of the world; [5] the difference in vocabulary size between Portuguese and Libras, [6] much-spoken classes, disorganization in the writing of the board and customs like talking while walking in the room, talking on his back, writing on the board and explaining at the same time , using a lot of acronyms and abbreviations without specifying the meaning or using videos without subtitles, making it difficult for the interpreter to translate and for a possible help from a lip reading or a sound amplifier; [7] difficulty in interpretation and writing, common to the deaf; [8] lack of signals to represent technical terms; [9] the posture and commitment of each subject with their role in the teaching and learning process of accounting. As an additional contribution the research also brings suggestions for an improvement in accounting education, as well as other areas that offer baccalaureate and technical courses, in this perspective of the inclusion of deaf people in regular education. The work brings as a professional contribution an alert to a greater preoccupation with the training of the accounting professor to act in inclusive education, and with the formation of future counters with specificity of deafness. As an academic contribution, it gathered information and brought suggestions for improving the process of teaching and learning accounting for deaf students, highlighting the importance of the educational interpreter, but showing that the success of inclusion depends on many other factors. Regarding social contribution, the study promotes the discussion and reflection on the phenomenon of inclusion of deaf students in accounting education, seeking a more harmonious society and providing an opportunity to expand this discussion to other spheres of society. Keywords: Introductory Accounting Teaching. Inclusion of deaf students. Historical-cultural theory.pt_BR
dc.format.extent165 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectContabilidade - Estudo e ensino - Surdospt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectContabilidade - Professorespt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleO ensino de contabilidade introdutória e o desafio da linguagem : percepções de professores, intérpretes de Libras e alunos surdospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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