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dc.contributor.advisorGonçalves, Marcos, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorMachioski, Fábio Luizpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-17T19:02:35Z
dc.date.available2019-05-17T19:02:35Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55306
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.190-196pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como principal objetivo investigar o processo de construção da identidade etnocultural dos imigrantes italianos que se fixaram no entorno de Curitiba no final do século XIX. Mais especificamente, almeja compreender como o discurso do padre Pietro Colbacchini, missionário católico que exerceu a função de líder espiritual junto aos colonos de origem italiana instalados na região, influenciou no processo de identificação coletiva dos indivíduos que pertenciam a este determinado grupo étnico. Sendo assim, a elaboração deste trabalho se deu, sobretudo, por meio do estudo dos escritos produzidos por este sacerdote italiano durante os anos de 1886 e 1901. Nessa direção, foi adotada como metodologia de pesquisa a análise do discurso, a fim de identificar qual modelo específico de identidade étnica o referido representante do catolicismo difundia nas colônias italianas do Paraná. Desta maneira, foi possível perceber as disputas que se deram por meio das relações de poder criadas entre o discurso particular deste religioso e as demais formas de construção da italianidade que também eram promovidas em meio a coletividade italiana de Curitiba naquele período. Assim, pode-se constatar que a identidade etnocultural dos imigrantes italianos foi construída pela afirmação da diferença, ou seja, pela produção de alteridade, da dicotomia nós/eles, tendo como marca identitária a prática religiosa, que serviu como um signo de etnicidade para o grupo. Contudo, ao verificar que existiram também outros modelos de representação discursiva de como afirmar a identidade italiana na região, pode-se compreender, que mesmo a maioria dos imigrantes dessa origem étnica tendo se apropriado do modelo de italianidade pautado na catolicidade, isso não aconteceu de maneira passiva, mas sim por meio de um processo de negociação e de resistências. Portanto, esta pesquisa histórica procurou demonstrar como o discurso promovido por Colbacchini, que se apoiava na prática da religião católica e no ultramontanismo, teve que disputar a adesão dos colonos italianos com outras formas de representar a italianidade a fim de forjar a identidade cultural dos imigrantes que pertenciam a este grupo étnico. Palavras chaves: Discurso Ultramontano, Pietro Colbacchini, Imigração Italiana, Identidade Etnocultural, Relações de Poder.pt_BR
dc.description.abstractRiassunto: La presente dissertazione ha come obiettivo principale quello di indagare sul processo di costruzione dell'identità etnoculturale degli immigrati italiani insediati nei dintorni di Curitiba alla fine del XIX secolo. Più specificamente, desidera capire come il discorso del prete Pietro Colbacchini, missionario cattolico che ha esercitado la funzione di capo spirituale insieme ai coloni di origine italiana installati nella regione, ha influenzato nel processo di identificazione collettiva dei individui che appartenevano a questo gruppo etnico particolare. Così, l'elaborazione di questo lavoro è avvenuta principalmente attraverso lo studio degli scritti prodotti da questo sacerdote italiano tra gli anni 1886 e 1901. In questa direzione, l'analisi del discorso è stata adottata come metodologia di ricerca per identificare qual'è stato il modello specifico di identità etnica che il suddetto rappresentante del cattolicesimo ha diffuso nelle colonie italiane del Paraná. In questo modo, è stato possibile percepire le dispute che hanno avute attraverso le relazioni di potere creati tra il discorso particolare di questo religioso e le altre forme di costruzione dell'italianità che anche sono state promosse insieme il collettivo italiano di Curitiba di quel periodo. Così, si è potuto vedere che l'identità etnoculturale degli immigrati italiani è stata costruita dall'affermazione della differenza, cioè dalla produzione di alterità, nella dicotomia noi/loro, avendo come indizio di identità la pratica religiosa, che ha servito come segno di appartenenza etnica per il gruppo. Tuttavia, mentre si è verificato che c'erano altri modelli di rappresentazione discorsiva di come affermare l'identità italiana nella regione, si è potuto capire che la maggior parte degli immigrati di questa origine etnica si è adattato al modello di italianità basato sulla cattolicità, ma che questo non è accaduto in modo passivo, ma attraverso un processo di negoziazione e resistenze. Dunque, questa ricerca storica ha cercato di dimostrare come il discorso promosso da Colbacchini, basato sulla pratica della religione cattolica e nel ultramontanismo, ha dovuto di disputare l'adesione dei coloni italiani con altre forme di rappresentazione dell'italianità al fine di forgiare l'identità culturale degli immigrati che appartenevano a questo gruppo etnico. Parole chiavi: Discorso Ultramontano, Pietro Colbacchini, Immigrazione Italiana, Identità Etnoculturale, Relazioni di Potere.pt_BR
dc.format.extent201 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectImigrantes italianos - Paranápt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectImigrantes - Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectParaná - Históriapt_BR
dc.subjectPopulação - Históriapt_BR
dc.titleUma Luta ultramontana : o discurso do Padre Pietro Colbacchini e o forjar da identidade dos imigrantes italianos em Curitiba no final do século XIX (1886-1901)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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