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dc.contributor.advisorSeleme, Robson, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorSilva, Wiliam de Assispt_BR
dc.date.accessioned2024-04-16T17:22:39Z
dc.date.available2024-04-16T17:22:39Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55206
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Robson Selemept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa : Curitiba, 27/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Em meio às crescentes preocupações ambientais oriundas do desenvolvimento humano destacam-se aquelas referentes às atividades logísticas. Em particular, a cadeia logística da construção civil que é conhecida por sua elevada capacidade de gerar impactos ao meio ambiente. Tais impactos derivam da extração agressiva de recursos naturais não renováveis, perdas e poluição durante as atividades logísticas e a grande geração de resíduos sólidos. Neste cenário, verifica-se que a Engenharia de Produção propõe campos de estudo com a finalidade de reverter os impactos supracitados. Entre as alternativas destacam-se a Logística Reversa, a Logística Verde e o Green Supply Chain Management. No entanto, a despeito de possíveis soluções observa-se na literatura a constante citação de barreiras que as impedem de acontecer. Deste modo, este trabalho visou propor alternativas para solucionar os desafios frente às barreiras impostas à implantação da sustentabilidade ambiental na cadeia logística da construção civil, especificamente no ramo imobiliário da cidade de Curitiba/PR. Por meio de uma revisão da literatura e análise de conteúdo foram identificadas as barreiras e por meio da aplicação de um instrumento de pesquisa em dois grupos distintos (docentes de engenharia civil e profissionais atuantes em canteiros de obras), procurou-se hierarquizar e listar as barreiras mais críticas. Para analisar os resultados dos questionários foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e a Análise Fatorial Confirmatória oriunda das técnicas de Structural Equation Modeling (SEM). Desta maneira, foram identificadas as barreiras mais preocupantes como falta de apoio da alta gestão das empresas construtoras, falta de conhecimento sobre as alternativas verdes, falta de envolvimento em todos os níveis da organização (estratégico, tático e operacional), bem como falta de integração entre os membros das cadeias de suprimentos, falta de mão de obra qualificada e falta de apoio governamental. Assim, com base nos itens mais críticos, na opinião de especialistas e na pesquisa na literatura foram feitas propostas para superar estes desafios. Sugere-se a busca constante por investimentos em melhoria da educação ambiental da população, qualificação de colaboradores, pesquisa e inovação, integração e solidariedade entre os membros da cadeia de suprimentos, incentivos governamentais e aplicação de leis para regulação do setor. Deste modo, acredita-se ser possível atingir um ambiente de sustentabilidade ambiental em que ocorrerá o uso saudável dos recursos naturais sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Amid environmental concerns about human development referring to logistics activities. In particular the logistic of the civil construction is known for its high capacity to generate impacts to the environment. These impacts derived from the aggressive extraction of nonrenewable resources, losses and pollution during logistics activities and the large generation of solid waste. In this scenario it is verified that the Industrial Engineering proposes fields of study with the purpose of reversing these impacts. The alternatives are Reverse Logistics, Green Logistics and Green Supply Chain Management. However in spite of solutions, we observe in the literature the constant citation of barriers that hamper them from happening. Thus this work aim to propose alternatives to solve the challenges facing the barriers imposed to the implementation of environmental sustainability in the logistics of civil construction specifically in the real estate of the city of Curitiba / PR. Through a literature review and content analysis the barriers were identified and through the application of a survey in two distinct groups (civil engineering professors and professionals working in construction sites) we sought to rank and list the most critical barriers. To analyze the results of the questionnaires statistical analysis procedures such as the Confirmatory Factor Analysis from the Structural Equation Modeling (SEM) techniques were used. In this way, the most worrying barriers were identified, such as lack of support from the top management of construction companies, lack of knowledge about green alternatives, lack of involvement at levels of the organization (strategic, tactical and operational), lack of integration among members of supply chains, lack of skilled labor and lack of government support. Thus based on the most critical items in the opinion of experts and research in the literature proposals have been made to overcome these challenges. We suggest a constant search for investments in improving the environmental education of the population, qualification of employees, research and innovation, integration among members of the supply chain, government incentives and application of laws to regulate the sector. In this way it is possible to achieve an environment of sustainability in which the healthy use of natural resources will occur without compromising the quality of life of future generations.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.titleDiretrizes para superar as barreiras à sustentabilidade ambiental na cadeia logística da construção civilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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