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dc.contributor.advisorSouza, Nelson Rosário dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Juliana Inez Luiz dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.date.accessioned2018-12-10T19:15:19Z
dc.date.available2018-12-10T19:15:19Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55198
dc.descriptionOrientador : Profº. Dr. Nelson Rosário de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 28/06/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 135-146pt_BR
dc.description.abstractResumo: O olhar desta pesquisa valoriza as disputas discursivas presentes na cobertura jornalística da Folha de São Paulo e da Gazeta do Povo em seus sites. Interessa analisar as controvérsias sobre gênero e diversidade sexual suscitadas no processo de elaboração, debate e aprovação dos planos de educação. As disputas em tela são relevantes, pois, envolvem a busca por reconhecimento da diversidade e das identidades. A mídia compõe a esfera pública de disputas, sendo que acessá-la também faz parte do conflito. A construção de vieses e enquadramentos são procedimentos importantes deste jogo que é interativo. Por um lado, a mídia reflete as controvérsias, mas, por outro, atua sobre elas. A pergunta central que guia a análise é: Como os enquadramentos nos sites dos jornais conotam, ao mesmo tempo, o posicionamento destas instituições e as disputas discursivas a respeito das questões de gênero e diversidade sexual sobre os planos de educação? É pertinente imaginar que os conteúdos produzidos pela mídia expressam as tensões entre a mobilização de discursos tradicionais hegemônicos e novos enquadramentos de resistência. Nossa hipótese é de que a cobertura jornalística veiculada nos sites dos jornais privilegiaram a visão contrária à inclusão das temáticas nos planos de educação. Para responder nossa hipótese fizemos a Análise de Conteúdo das produções dos dois jornais, como base para a Análise de Enquadramento na perspectiva cultural que denominamos de Análise das Disputas Discursivas. Constatamos que os dois jornais privilegiaram personagens, agentes e os enquadres políticos 'contrarios' a permanencia das tematicas de genero e diversidade na escola. Entretanto, enquadramentos de resistência também se fizeram presentes. Os dados forneceram uma amostra das disputas presentes na sociedade brasileira atual. Palavras-chave: Disputa discursiva. Enquadramento. Mídia. Gênero. Diversidade Sexual. Educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation presents the results of the analysis on the discursive disputes at "Folha de Sao Paulo" and "Gazeta do Povo" websites. The analysis focused on the controversies about gender and sexual diversity raised during the journalistic coverage of the education plans approval processes in São Paulo and Curitiba respectively. Strong relevance is given to those discursive disputes because they involve important social issues as the search for gender identities and the recognition of sexual diversities. The theory highlights that the mass media constitutes the public sphere of disputes. In this sense, the capacity of getting access to the media is also part of the conflicting relation. Therefore, the media framing and biases production are essential procedures in this interactive game. On one hand, the media reflects the discursive controversies. On the other hand, it interferes in them. Our study addresses the main research question: how does the media framing of the two newspapers' websites imply, at the same time, their position as institutions and the discursive disputes regarding gender and sexual diversity issues on the education plans? One can conjecture that the contents produced by the media reflect the tensions between the mobilization of traditional hegemonic discourses and the new resisting media framing. Our hypothesis indicates that the journalistic coverage on the newspaper's websites privileged the opposing view to the inclusion of gender subjects in the education plans. In order to test the hypothesis, we developed a content analysis on the articles of both newspapers and that generated the inputs for a media framing analysis. Considering it's cultural perspective, we named this particular media framing analysis as a discursive disputes analysis. The results showed that both newspapers have privileged actors, agents and political contexts which were against of the gender and sexual diversity approach on subject-matters in schools. However, a set of resisting media framing was also found. The collected data provided an overall picture of the discursive disputes on gender and sexual diversity that take place in the Brazilian society nowadays. Keywords: Discursive disputes. Media. Media Framing. Gender. Sexual Diversity. Education.pt_BR
dc.format.extent194 p. : il. (algumas color.), grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDiversidade sexual - Educaçãopt_BR
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectPlanejamento educacional - Diversidade sexualpt_BR
dc.subjectJornalismo - Aspectos politicos - Brasilpt_BR
dc.subjectMídia (Publicidade) - Planejamento educacionalpt_BR
dc.titleDisputas discursivas na mídia : a cobertura dos jornais Folha de São Paulo e Gazeta do Povo sobre gênero e diversidade sexual nos planos de educaçãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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