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    Os Falos de Priapo e as masculinidades romanas : sexo, humor e religião na Priapeia (circa Séc. I D.C.)

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    R - D - ALEXANDRE COZER.pdf (1.297Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Cozer, Alexandre
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Essa pesquisa objetiva analisar a masculinidade do deus Priapo e suas relações com a própria percepção romana do falo e do comportamento sexual masculinos. Para tanto, operamos um estudo da Priapeia, livro dedicado a esse deus e composto de 86 poemas escritos em latim. Para cercar a obra, realizamos um estudo interdisciplinar no qual tentamos entender essa poética de três maneiras: como ligada a tradições de culto e de relacionar-se com o deus, como vinculada a tradições romanas de riso e de celebrações religiosas, e como inspirada nas maneiras de se performar o sexo e a masculinidade a fim de criar ambientes sagrados ou comemorativos. Argumentaremos, ainda, que os romanos não possuíam uma maneira monolítica e estruturada de perceber o sexo ou o masculino, nem tampouco uma única maneira de atribuir significado às estátuas e ao culto de Priapo. Ao contrário, eram atribuídos sentidos diferentes ao deus conforme suas funções oscilariam, na vida cotidiana, entre paternidade, agressão fálica e vergonha do comportamento sexual exagerado. Assim, intencionamos apontar a possibilidade de criarmos sentidos mais diversos sobre a hombridade e mundos mais plurais. Palavras-chave: Masculinidade, Priapo, Religião Romana, Riso Romano, Epigramas.
     
    Abstract: This research aims to analyze the masculinity of the god Priapus and its relations with the romans' own views of the male phallus and sexual behavior. To accomplish it, we studied the Priapea, book dedicated to this god and composed of 86 poems written in Latin. We decided to create an interdisciplinary study, trying to understand this poetry in three different forms: as related to religious traditions of cult and of relating to the god, as related to a roman tradition of laughter and religious celebration, and as related to a way of performing sex and masculinity in order to create a commemoratory and sacred environment. We shall argue that romans did not create a structured and monolithic way of understanding sex or masculinity and not even one way of attributing meaning to the statues or the cult of Priapus. Romans, instead, would rather create different meanings to the god as his functions would shift, in the daily life, between paternity, phallic aggression and shame of the exaggerated sexual behavior of the great-penis deity. Thus, we hope to point out the possibility of creating more diverse worlds and meanings for the male. Key-words: Masculinity, Priapus, Roman Religion, Roman Laughter, Epigrams
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54853
    Collections
    • Dissertações [250]

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