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dc.contributor.advisorBridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorLima, Candida de Fátima Deichmann Santospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-19T22:03:19Z
dc.date.available2020-05-19T22:03:19Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52604
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Maria Aparecida Bridipt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 29/09/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 291-302pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese tem como objetivo analisar a qualificação no setor de TI a partir da análise dos egressos de cursos técnicos de nível médio da rede federal de educação profissional, ligados à área da informática, formados no Instituto Federal do Paraná (IFPR) entre os anos de 2008 e 2014. Atualizar-se permanentemente para acompanhar as inovações presentes no setor e estar preparado para enfrentar um mercado de trabalho competitivo são desafios para profissional. Procuramos entender o que acontece com a qualificação dos trabalhadores se muitos dos conhecimentos que aprendem se defasam rapidamente. Verificamos também em que medida o diploma específico na área é determinante para a inserção do trabalhador no mercado de trabalho e detectamos as principais dificuldades enfrentadas pelos egressos para ingressar no mercado, bem como procuramos identificar as principais exigências técnicas e comportamentais (em especial aquelas alinhadas ao modelo da competência e/ou da flexibilidade) exigidas dos trabalhadores. Além de analisar a qualificação dos profissionais do setor, nos propusemos a conhecer a trajetória dos egressos após deixarem o IFPR: se continuaram suas carreiras profissionais na mesma área de formação do curso técnico; se deram continuidade aos estudos; e se, segundo a percepção do egresso, o IFPR contribuiu para a sua inserção no mercado e na continuidade da vida acadêmica. Utilizamos metodologias de análise quantitativa e qualitativa. Os resultados apontaram que 46,07% dos egressos seguiram carreira na área de TI, sendo que não há diferença significativa se o egresso realizou o curso na modalidade integrada ou subsequente. Tal resultado não inviabiliza a atuação e o êxito do IFPR, pois entendemos que a formação profissional é uma das possibilidades, dentre várias, no sentido dos jovens avançarem nos seus processos formativos. Assim, 89,01% dos egressos deu continuidade aos estudos (ensino superior); os conhecimentos adquiridos no IFPR ajudaram na inserção profissional tanto daqueles que prosseguiram na área de TI quanto daqueles que escolheram áreas diferentes, bem como na vida acadêmica; a maioria dos egressos (acima de 80%) avaliou positivamente a instituição e o curso técnico realizado. Entre os egressos que efetivamente trabalham no setor, constatou-se que o diploma não é um requisito obrigatório para a entrada no mercado, mas é um diferencial. Porém, mesmo sem formação específica o trabalhador deve possuir certos conhecimentos básicos. A realização do curso superior tem sido demandada pelas empresas, porém estas são contrárias a qualquer tipo de regulamentação do setor baseada no diploma. Os principais entraves para inserção no mercado se referem à dificuldade de escolher um nicho específico de atuação, à falta de experiência e à exigência de se "saber muito sobre tudo". Para se atualizar, o trabalhador adota várias estratégias como fazer cursos presenciais e virtuais e participar de fóruns. Também encontramos no setor várias habilidades comportamentais alinhadas aos pressupostos da flexibilidade e da competência, sendo estas demandadas pelos empregadores e reconhecidas pelos profissionais, além de encontrarmos resquícios destas presentes nos perfis de egresso dos Projetos Pedagógicos dos cursos analisados. Palavras-chave: Setor de TI. Trabalho informacional. Qualificação. Educação Profissional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:This thesis analyzes the qualification in the Technology Information sector, starting from the analysis of egresses in technical courses at the Federal Professional Education Secondary School, related to the Informatics area, graduated at Instituto Federal do Paraná (IFPR) between 2008 and 2014. A permanent upgrade of knowledge aiming to follow the innovations in the sector and the preparation to face a competitive job market are the challenges presented to the professionals. It was tried to understand what happens with the qualification of workers once much of learned knowledge is rapidly outdated. It was also verified how a specific certificate in some area determines the worker's insertion at the job market and detected the main difficulties faced by the egresses to insert themselves at the market, as well as it was pointed the main technical and behavioral exigencies (especially those lined to the competence model and/or flexibility) required from workers. More than analyzing the qualification in the sector, it was proposed to know the egresses' trajectory after leaving IFPR, if they have continued their professional careers in the same area in which they were certificated, if they continued to study and if, according to the perception of the egresses, the IFPR contributed to their insertion at the job market and at the academic life. To do so, quantitative and qualitative methodologies of analysis were used. The results showed that 46.07% of egresses continued in the IT area, and that there is no significant difference if the egress took classes at the Secondary or Post-secondary modalities. This result doesn't invalidate the IFPR role and success once it's understood that the professional formation is one among many possibilities in which students can reach their formative processes. Thus, 89.01% of the egresses continued their studies at College. For them, the knowledge acquired at IFPR helped their professional insertion for both those who continued at IT area and for those who chose different areas. Most of the egresses (more than 80%) evaluated positively the IFPR and the course taken. Among the egresses who effectively work at the sector, it was verified that the certificate is not an obligatory requirement to join the market, but it is considered a differential. However, even without a specific qualification, the worker must have some basic knowledge. The need of a College degree has been demanded by companies, although they are contrary to any regimentation based on certificates. The main problems related to the insertion at the job market are referred to difficulties in choosing a specific area of actuation, the lack of experience and the exigence of "knowing much of something". To update information, the worker uses many strategies, like taking presential and virtual courses and participating in forums. Many behavioral abilities can also be found in the sector, lined up to the assumption of flexibility and competence, being those demanded by employers and recognized by employees, and it can also be found a remnant from the Pedagogical Projects of the courses analyzed in the profiles of the egresses. Keywords: IT sector. Informational Work. Qualification. Professional Education.pt_BR
dc.format.extent344 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Paraná (PR)pt_BR
dc.titleQualificação e formação profissional no setor de TI no Paraná : um estudo a partir dos egressos de cursos técnicos do IFPRpt_BR
dc.typeTesept_BR


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