Educação do campo : Projeto Horta Escolar
Resumo
Resumo: Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, visando conhecer o desenvolvimento do Programa de Atividade Complementares Curriculares em Contraturno do Projeto Horta Escolar, implantada em 2013, no Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima, no município de Laranjeiras do Sul/PR. O principal objetivo é conhecer a realização do trabalho integrado ao currículo escolar e em que medida este favorece o resgate e a valorização dos conhecimentos do grupo familiar sobre a agricultura. Analisamos como esta atividade complementar corresponde às demandas educacionais e aos anseios da comunidade, bem como ela possibilita a maior integração entre alunos, escola e comunidade. Essa pesquisa utilizou da metodologia de abordagem qualitativa a partir da pedagogia dialógica de Paulo Freire e o contexto interdisciplinar, nas atividades desenvolvidas na horta orgânica escolar. Os resultados esperados direcionam para a modificação dos hábitos e atitudes dos alunos do Ensino Médio quanto à percepção do processo educativo, estabelecendo desde cedo relações saudáveis com o meio ambiente e entre as pessoas, contribuindo na formação de cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais
Collections
- Teses & Dissertações [9430]