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dc.contributor.advisorSallas, Ana Luisa Fayet, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorMendonça, Kelly Yara de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-14T15:09:40Z
dc.date.available2020-02-14T15:09:40Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47511
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Luisa Fayet Sallaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 27/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: f 147-152pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa propõe uma análise da Marcha das Vadias como performance, destacando intervenções e práticas corporais. As estratégias que compõem a performance política nessa mobilização pública reformulam um repertório de transgressão reencenado e atualizado em contextos transnacionais, gerando imagens potentes, transmitindo conhecimento e memória. A noção de identidade, diluída no discurso das mobilizações, é reivindicada por grupos que requerem reconhecimento, como minorias étnicas e sexuais, sendo acionada nos diversos atos encenados durante a mobilização. Os atos corporais de mulheres interpretam pautas dos movimentos, tensionam debates interseccionais, ressignificam espaços da cidade e despertam subjetividades. Corpos e atos, com forte apelo visual, são conectados para criar uma experiência coletiva e uma comunidade temporária. O compartilhamento virtual da performance, convertida em imagem, motiva a atualização do repertório, ao mesmo tempo que gera debates e disputas de significados. A performance política é interpretada através da abordagem transdisciplinar dos Estudos da Performance. Palavras-chave: Performance Política, Estudos da Performance, Marcha das Vadias, Corpo, Imagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research brings an analysis of Slutwalk as performance, focusing on interventions and bodily practices. The strategies that compose the political performance of this public mobilization reformulate a repertoire of transgression, reenacted and updated in transnational contexts. Such repertoire generates powerful images, transmits knowledge and historical memories. The notion of identity, diluted in the discourse of the demonstrations and triggered in the public acts, is claimed by groups that require recognition, such as ethnical and sexual minorities. Women's bodily acts represent demands, and emphasize intersectional debates, resignifying spaces and stimulating subjectivities. Bodies and acts, with strong visual appeal, are connected to create a collective experience and a temporary community. The virtual sharing of these performances through images updates the repertoire, at the same time as it generates debates and contentions of meaning. Political performance is interpreted through the transdisciplinary approach enabled by Performance Studies. Keywords: Political Performance, Performance Studies, Slutwalk, Body, Image.pt_BR
dc.format.extent164 f. : . il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPoder (Ciências sociais) - Generopt_BR
dc.subjectCorpo - Imagempt_BR
dc.subjectMarcha das Vadias - Movimentos sociaispt_BR
dc.titleRepertórios de transgressão : narrativas visuais e performance política na marcha das vadiaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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