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dc.contributor.advisorPiovesan, Elcio Juliatopt_BR
dc.contributor.authorBraga, Marina Marcondes, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherNickel, Renatopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Medicina Internapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-13T21:52:44Z
dc.date.available2017-07-13T21:52:44Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/47404
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Élcio Piovesanpt_BR
dc.descriptionCoorientador : Prof. Dr. Renato Nickelpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna. Defesa : Curitiba, 06/12/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é considerado a causa de maior incapacidade grave no mundo, no entanto, sujeitos que sofreram AVC buscam sua independência e autonomia no retorno à atividade de condução de automóveis. Funções motoras, cognitivas e visuais podem estar comprometidas, portanto, para promover a segurança de todos no trânsito estes pacientes devem ser avaliados minuciosamente. O objetivo deste trabalho foi identificar e avaliar a interferência do AVC no retorno a esta atividade, através da avaliação do nível de independência, severidade da lesão, funções cognitivas, motoras, processamento e atenção visual, bem como da mensuração dos motivos para desejo e efetivo retorno à atividade e mudanças de hábitos e rotina, discutir sobre as funções atuais dos sujeitos com as necessárias para elegibilidade à função e descrever o atual processo brasileiro de concessão da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) a pessoas com deficiência com a discussão da atuação dos profissionais de saúde na área. O trabalho foi realizado a partir de um estudo descritivo acerca do tema, com pacientes recrutados junto ao Ambulatório de Doenças Cerebrovasculares do Completo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC- UFPR). A amostra realizada foi por conveniência, com total de 18 pacientes, e os participantes da pesquisa foram classificados de acordo com o desejo e efetivo retorno à atividade em grupo retorno (n=9) e grupo pretensão (n=9). No processo de avaliação destes pacientes foram utilizados, a saber: NIHSS (National Institute of Neurological Disorders and Stroke - Stroke Scale), MIF (Medida de Independência Funcional), MoCA (Montreal Cognitive Assessment), UFOV (Useful Field of View), Rapid Pace Walk, Motricity Index, SULFS (Scale for Upper Limb Function in Stroke), Escala Modificada de Ashworth, Escala de Avaliação para Depressão de Hamilton e o questionário ADDA-AVC (Avaliação do Desempenho na Direção de Automóveis - AVC). Os resultados deste estudo apontam para o alto interesse no engajamento na condução de automóvel após o AVC, com vistas à independência, autonomia e maiores oportunidades sociais, de trabalho e lazer. Sujeitos que voltaram a dirigir apresentam déficits cognitivos e visuais significativos que geram alerta quanto à segurança de todos no trânsito e demonstra a necessidade de discussão sobre o atual processo brasileiro de avaliação da condução de pessoas com deficiência. Os indivíduos que pretendem retornar à atividade apresentam déficits significativos e é necessária discussão acerca do processo de reabilitação desses sujeitos, bem como de acesso à informação acerca de outras possibilidades de atividades de mobilidade na comunidade. O atual processo de concessão da CNH a pessoas com deficiência no Brasil apresenta seu enfoque em avaliação física desses sujeitos, no entanto, adaptações veiculares, se voltadas a avaliar a individualidade e funcionalidade do indivíduo, podem compensar a função comprometida, sem impedir o retorno à atividade. O desenvolvimento deste trabalho aponta para possíveis contribuições e importância da inclusão da atuação do terapeuta ocupacional, com seu olhar voltado ao desempenho e funcionalidade do indivíduo, no processo de avaliação, reabilitação e reeducação do desempenho de condução de automóveis, com vistas a promover a segurança de todos no trânsito. Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral, Terapeuta ocupacional, Condução de automóveis.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Stroke (CVA) is considered the most serious cause of disability in the world, however, people who suffered a stroke seek their independence and autonomy when returning to their car driving activity. Motor, cognitive and visual function may be compromised, so patients should be evaluated thoroughly to promote safety in traffic. The objective of this study was to identify and evaluate the interference of stroke in returning to this activity, by analyzing the level of independence, the severity of injury, the cognitive and motor functions, processing and visual attention. Measuring the reasons for the willing of driving and effective return to this activity, habits and routine changes, discussing the current and necessary functions of the people for eligibility to the function and describe the current Brazilian process of granting the National Traffic license (CNH) to people with disabilities with the discussion of the performance of health professionals in the area were also important objectives of this study. The study was conducted from a descriptive study about the subject, with patients recruited from the Cerebrovascular Diseases Clinic in Hospital de Clínicas from Federal University of Paraná (CHC- UFPR). The sample was held for convenience, with a total of 18 patients, and the participants were classified according to the desire and effective return to activity in return group (n = 9) and group claims (n = 9). In the evaluation process of these patients were used: NIHSS (National Institute of Neurological Disorders and Stroke - Stroke Scale), FIM (Functional Independence Measure), MoCA (Montreal Cognitive Assessment), UFOV (Useful Field of View), Rapid Pace Walk, Motricity Index, SULFS (Scale for Upper Limb Function in stroke), Modified Ashworth Scale, Hamilton Depression Rating Scale and ADDA-stroke questionnaire (Performance Assessment of the Car Direction - AVC). The results of this study point to the high interest in engaging in car driving after stroke, focusing the independence, autonomy and greater social, work and leisure opportunities. People who drive after the stroke have significant cognitive and visual deficits that generate alerts about the safety in traffic and it shows the need of discussion about the current Brazilian process of evaluation about the conduct of people with disability. Individuals who wish to return to the activity of driving have significant deficits and it is necessary to discuss about the rehabilitation process of these people, and about the access to information about other possibilities for mobility activities in the community. The current process for CNH concession to people with disabilities in Brazil has its focus on physical assessment of these people, however, vehicle adaptations, if aimed to assess the individuality and individual functionality, can compensate the impaired function without impeding the return to the activity. The development of this work points to possible contributions and the importance of including the role of the occupational therapist, with their gaze focused on the performance and individual functionality in the evaluation process, rehabilitation and re-education of the car driving performance, in order to promote safety in traffic. Keywords: Stroke, Occupational therapist, Drive.pt_BR
dc.format.extent120 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectClínica médicapt_BR
dc.subjectAcidente vascular cerebralpt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectConduçao de veículopt_BR
dc.titleDesempenho na condução de automóveis de sujeitos sequelados por AVCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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