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dc.contributor.advisorAquino, Arislete Dantas de, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherRatton, Eduardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrialpt_BR
dc.contributor.otherSENAI. Departamento Regional do Paranápt_BR
dc.contributor.otherUniversität Stuttgartpt_BR
dc.creatorSobanski, Marcela Barcelospt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T18:34:31Z
dc.date.available2024-04-19T18:34:31Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46457
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Arislete Dantas de Aquinopt_BR
dc.descriptionCoorientador : Prof. Dr. Eduardo Rattonpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e a Universität Stuttgart. Defesa: Curitiba, 21/11/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências: f. 86-92pt_BR
dc.description.abstractResumo: As rodovias representam uma importante fonte de mortalidade direta para muitas espécies de animais silvestres. As colisões com animais silvestres também representam um risco à segurança de condutores e passageiros de veículos, sendo o tráfego, com suas características de volume e velocidade, um dos fatores determinantes em muitos acidentes rodoviários. Neste contexto, a BR-262/MS entre as cidades de Anastácio e Corumbá, atravessa os Biomas Cerrado e Pantanal, sendo recorrente os atropelamentos de animais silvestres ao longo da rodovia. Na busca pela minimização deste impacto, a implantação de 20 (vinte) controladores eletrônicos de velocidade (CEVs) foi a primeira medida adotada como parte de uma proposta de dispositivos de proteção à fauna apresentada pela gestão ambiental das obras de melhoramentos e implantação de acostamentos no referido trecho. Assim, o presente trabalho avaliou a eficácia do uso de controladores eletrônicos de velocidade na redução de atropelamentos de animais silvestres na rodovia BR-262/MS, trecho de Anastácio a Corumbá. Para essa avaliação foi utilizado o método antes - depois com um grupo de comparação, uma forma de minimizar a interferência de fatores de confusão sobre o efeito da medida adotada. Como resultado, a análise da eficácia dos CEVs indicou uma redução significativa nos atropelamentos de fauna, sendo os maiores percentuais de redução obtidos no intervalo de avaliação de 500 metros dos dispositivos. Ademais, a migração das ocorrências dos atropelamentos de fauna para as adjacências dos CEVs, devido a um possível comportamento de compensação da redução de velocidade imposta pelos dispositivos, não foi evidenciada. Diante do resultado obtido, recomenda-se o aumento da fiscalização da velocidade regulamentar em todo o trecho da BR-262/MS e que o limite máximo de velocidade seja fixado preferencialmente à 80 km.h-1, bem como que seja dado continuidade ao monitoramento de atropelamentos de animais silvestres no trecho para que se tenha uma melhor avaliação da medida mitigadora já adotada, bem como das demais que venham a ser implantadas, para que esses resultados possam servir de base para a sua adoção em outras localidades.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The highways are an important source of direct mortality for many species of wild animals. Collisions with wild animals also pose a risk to the safety of drivers and passengers of vehicles, being the traffic, with its features of volume and speed, one of the determinants factors in many road accidents. In this context, the BR-262/MS between the cities of Anastácio and Corumbá, goes through the Cerrado and Pantanal biomes, being recurrent the wildlife-vehicle collision along the highway. In searching for minimizing this impact, the implementation of 20 speed cameras was the first measure adopted as part in a wildlife protection devices proposal presented by the environmental management for the improvements and implementation of road shoulders in that stretch. Thus, this study evaluated the effectiveness of the use of speed cameras in reducing wildlife-vehicle collision on the highway BR-262/MS, at the stretch between Anastácio and Corumbá. For this evaluation the method before-andafter with a comparison group was used, a tool to minimize the interference of confounding factors on the effect of the measure adopted. As a result, the analysis of the effectiveness of speed controllers indicated a significant reduction in wildlifevehicle collision, with the highest reduction percentages obtained in the interval of 500 meters of the devices. Furthermore, the migration of occurrences of wildlife-vehicle collision to the adjacencies of speed controllers, due to a possible compensation behavior of the speed reduction imposed by the devices, showed no evidences. Based on the result obtained, it is recommended to increase the enforcement on the regulatory speed throughout the stretch of the BR-262/MS between Anastácio and Corumbá, and that the limit be set preferably at 80 km.h-1; and to be continued the monitoring of wildlife-vehicle collision in that stretch in order to have a better assessment of mitigation measure already adopted, as well as others that may be implemented so that these results can serve as a basis for its adoption in other locations.pt_BR
dc.format.extent92p. : il., algumas color., grafs., tabs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectControladores elétricospt_BR
dc.titleAvaliação do uso de controladores eletrônicos de velocidade como medida de mitigação de atropelamentos de animais silvestres na rodovia BR-262, Trecho da Anastácio à Corumbá, Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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