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dc.contributor.advisorAntoniuk, Sergio Antonio, 1955-
dc.contributor.authorSilva, Cristina Andrade da
dc.contributor.otherBruck, Isac, 1935-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
dc.date.accessioned2016-12-21T18:06:45Z
dc.date.available2016-12-21T18:06:45Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/44633
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sérgio Antônio Antoniuk
dc.descriptionCo-orientador: Prof. Isac Bruck
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa: Curitiba, 10/07/2015
dc.descriptionInclui referências : f.112-120;167-169
dc.description.abstractResumo: Introdução: A identificação precoce de crianças em risco para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) possibilita o diagnóstico e a intervenção precoces de crianças com este transtorno e pode favorecer o prognóstico de parte dessa população. A utilização de instrumentos de triagem, associados à avaliação clínica do desenvolvimento neuropsicomotor, potencializa a identificação de crianças em risco para TEA. A escala Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT), instrumento de triagem populacional destinado para este fim, foi estudada em crianças de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba, Paraná, Brasil. Nos CMEI de Curitiba as vagas são destinadas, prioritariamente, para as crianças que apresentam risco biopsicossocial. Portanto, possivelmente, a população deste estudo não representa a população de crianças do município de Curitiba. Objetivos: Analisar a sensibilidade, especificidade e outros índices psicométricos do M-CHAT em crianças de CMEI de Curitiba para a identificação precoce de crianças em risco para TEA; avaliar o grau de concordância do M-CHAT respondido pelos familiares e pelos professores e apontar a frequência de crianças em risco para TEA, em risco para Atraso Global do Desenvolvimento e em risco para Atraso do Desenvolvimento da Linguagem nesta população. Método: a amostra foi composta por 104 crianças com idades entre 18 a 24 meses. O M-CHAT foi respondido por familiares e por professores. Após isso, todas as crianças foram avaliadas por equipe, que utilizou o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (TTDD), a Childhood Autism Rating Scale (CARS) e os critérios para Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) da quarta edição revisada do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM IV-R). A avaliação clínica do desenvolvimento neuropsicomotor foi elaborada e comparada aos resultados do M-CHAT. Resultados: A idade média das crianças foi de 21,4 meses (17,9-25,4). A renda familiar por pessoa foi de até um salário-mínimo em 76,4% das famílias. Em relação à escolaridade dos familiares, 16,2% apresentaram ensino fundamental incompleto, 25,7% ensino fundamental completo e 45,9% ensino médio completo. Todos os professores apresentaram ensino médio completo. O percentual de identificação de risco para TEA do M-CHAT respondido pelos familiares e pelos professores foi de 16,3% e de 21,2% respectivamente. A sensibilidade do M-CHAT respondido pelos familiares foi de 60,0% e a especificidade de 85,9%. A sensibilidade do M-CHAT respondido pelos professores foi de 20,0% e a especificidade de 78,8%. Houve concordância entre as avaliações de risco dos familiares e dos professores 72,1% dos casos (75 crianças). O coeficiente de concordância de Kappa foi de 0,09. Das 104 crianças estudadas, 6,7% apresentaram risco para Atraso do Desenvolvimento da Linguagem, 4,8% risco para TEA e 3,8% risco para Atraso Global do Desenvolvimento. Dos 104 familiares que responderam o M-CHAT, 18 (17,3%) relataram dúvidas ao responderem o instrumento. Dos 39 professores que responderam o M-CHAT, 3 (7,6%) relataram dúvidas ao responderem o instrumento. Conclusões: O M-CHAT respondido pelos familiares apresentou melhores índices psicométricos do que o M-CHAT respondido pelos professores. Quando respondido pelos familiares, a sensibilidade deste instrumento para TEA foi moderada e a especificidade foi elevada. O coeficiente de concordância de Kappa indicou fraca concordância entre familiares e professores. O número elevado de crianças em risco para TEA na população estudada pode ser consequente à priorização de vagas dos CMEI de Curitiba para crianças em risco biopsicossocial. O M-CHAT, quando respondido pelos familiares, demonstrou ser um instrumento válido para ser utilizado em nível primário de saúde, pois detectou corretamente crianças em risco para TEA e outros transtornos do desenvolvimento na população estudada. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Programas de Rastreamento, Diagnóstico precoce, M-CHAT.
dc.description.abstractAbstract: Introduction: Early identification of children at risk for Autistic Spectrum Disorder (ASD) allows for early diagnosis and intervention of children having such disorder. It may as well aid the prognosis of part of this population. The use of screening instruments, along with clinical evaluation of neuropsychomotor development, enhances the identification of children at risk for ASD. The Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) scale, population screening instrument intended for such purpose, was applied to pre-school children at Municipal Center for Children Education - MCCE) in Curitiba, Paraná, Brazil. At MCCE in Curitiba, the available spots are primarily filled by children who are at bio-psycho-social risk. Therefore, this study's population may not represent the population of children in Curitiba. Objectives: Analyzing sensitivity, specificity and other psychometric M-CHAT indices on CMEI children in Curitiba for early identification of children at risk for ASD, assessing the degree of matching between the M-CHAT answered by family members and the one answered by teachers and pinpointing the frequency of children at risk for ASD, at risk for Global Developmental Delay, and at risk for Speech delay in this population. Method: The study sample was made up of 104 children from 18 to 24 months old enrolled in CMEI. M-CHAT was answered by family members and teachers. After that, all children were evaluated by a team, who used Denver Developmental Screening Test II (DDST), Childhood Autism Rating Scale (CARS) and criteria for Pervasive Developmental Disorders (PDD) of the fourth revised edition of the Diagnosis and Statistical Manual of Mental Disorders-Revised (DSM IV-R). The clinical evaluation of the neuropsychomotor development was formulated and compared to M-CHAT results. Results: The average age of the children was 21.4 months (18-24). The family income per person was up to one minimum wage in 76.4% of the families. Regarding education of family members, 16,2% had not completed elementary school, 25,7% had completed elementary school and 45,9% had completed high school. All educators had completed high school. The percentage of risk identification for ASD in the M- CHAT answered by parents/sponsors and by educators was 16.3% and 21.2%, respectively. The sensitivity of the M-CHAT answered by family members was 60.0%, and specificity was 85.9%. The sensitivity of the M-CHAT answered by teachers was 20.0%, and specificity was 78.8%. Risk evaluations by family members and teachers matched in 72.1% of the cases (75 children). The Kappa matching coefficient was 0.09. Out of the 104 children studied, 6.7% were at risk for Language Developmental Delay, 4.8% were at risk for ASD, and 3.8% were at risk for Global Developmental Delay. Out of the 104 family members who answered the M-CHAT, 17.3% (18) reported problems in answering one or more questions. Out of the 39 teachers who answered the M-CHAT, 7.6% (3) reported problems in answering the instrument. Conclusions: The M-CHAT answered by family members presented better psychometric indices than the M-CHAT answered by teachers. When answered by family members, the instrument displayed moderate sensitivity and high specificity for ASD. The Kappa matching coefficient suggested low agreement between parents and educators. The high number of children at risk for ASD in the studied population may be due to the prioritization of CMEI spots in Curitiba to children at bio-psycho-social risk. The M-CHAT, when answered by family members, proved to be a valuable tool for use in primary health care, for correctly detect children at risk for ASD and at risk for other developmental disorders in this population. Keywords: Autism Spectrum Disorder, Mass Screening, Early Diagnostic, M-CHAT.
dc.format.extent169 f. : il., grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.subjectTeses
dc.titleUtilização da escala modified checklist for autism in toddlers (m-chat) para triagem precoce do Transtorno do Espectro Autista em Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba, Paraná
dc.typeTese


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