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    Os Demiurgos D'Os Lusíadas, do livro do Desassossego e D'Uma Viagem À Índia

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    R - T - GABRIEL DORIA RACHWAL.pdf (1.005Mb)
    Date
    2016
    Author
    Rachwal, Gabriel Dória
    Metadata
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    Abstract
    Resumo: A presente tese propõe a leitura das obras Os Lusíadas (1572), de Luís Vaz de Camões, Livro do Desasocego (2010), de Bernardo Soares e Uma viagem à Índia (2010), de Gonçalo M. Tavares. Entende-se que cada uma das obras enfrenta, de diferentes modos, uma mesma questão que aqui se define como sendo a da individualidade ou subjetividade demiúrgica. Tal questão aparece de modo central na composição de cada uma das obras e, por isso, permite o estabelecimento de um diálogo bastante próximo entre elas. Nesse sentido, flagram-se três momentos do tratamento recebido por essa mesma questão: com Camões no século XVI, com Fernando Pessoa no século XX e com Gonçalo M. Tavares no século XXI. Outra característica das obras ligada diretamente ao desenvolvimento dado por cada uma delas à questão da individualidade demiúrgica é a relação que estabelecem com o gênero épico, destacando-se o distanciamento do modelo clássico de poema épico que se opera fundamentalmente a partir de uma invasão desse gênero pela subjetividade, que passa a dividir espaço com a matéria que narra, tornando-se, pois, ela própria matéria épica. Palavras-chave: individualidade demiúrgica; subjetividade; épica.
     
    Abstract: This research consists in a critical reading the works The Lusiads, by Luís Vaz de Camões, The Book of Disquiet, by Fernando Pessoa and Voyage to India, by Gonçalo M. Tavares. The reading offered is interested in perceiving how the demiurgical individuality (or demiurgical subjectivity), which is considered a central category for understanding these works, reaveals itself in each case. As a result, this study brings to light three forms of dealing with the same question, noticing, for instance, that more than three centuries separe Camões from Pessoa. Another central point which is related to the demiurgical individuality and links as well the three works is the epic genre. Each of the authors make a creative use of this genre that leads to a presence of subjectivity not expected to be found in a classic epic poem. It can be considered a symptom of the invasion of demiurgical individuality characteriscal of modernity. Key-words: Demiurgical individualy; subjectivity; epic.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/44625
    Collections
    • Teses & Dissertações [8694]

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