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dc.contributor.advisorCenteno, Jorge Antonio Silva, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherMitishita, Edson Aparecido, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicaspt_BR
dc.creatorSilva, Francisco Rogério Ribeiro dapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T13:30:06Z
dc.date.available2024-03-20T13:30:06Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41168
dc.descriptionOrientadora : Jorge Antonio Silva Centenopt_BR
dc.descriptionCoorientador : Edson Aparecido Mitishitapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho demonstra uma metodologia de atualização de contornos em cartografia náutica, baseada em imagens de vídeo, complementadas por imagens de satélite quando necessário. Foi utilizada uma câmara de vídeo digital comum, calibrada, acoplada a um helicóptero Esquilo UH-12, da Marinha do Brasil, para obtenção das imagens de vídeo do porto de Rio Grande (RS) que, depois de ortoretificadas, foram reunidas num ortomosaico. Gerou-se o contorno a partir do ortomosaico, complementado por uma imagem resultante da fusão dos dados do sensor HRV (High Resolution Visible) pancromático do satélite SPOT (Satellite Pour Observationde l aTerre) com o próprio ortomosaico, e fez-se uma detecção visual das alterações ocorridas no terreno, a fim de avaliar a necessidade de atualização do contorno da carta náutica 2101, da Marinha do Brasil. O processo utilizado ate o presente momento depende de aerolevantamentos feitos por empresas particulares, implicando na estrita observação de normas e leis que regulem a contratação de serviços por órgãos da administração publica direta. A metodologia ora apresentada tem por objetivo permitir a Marinha do Brasil atualizar os contornos de suas cartas náuticas por meios próprios, e, se adotada, reduziria custos e tempo de execução desta tarefa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This essay demonstrates a nautical cartography contour updating methodology, based in digital video imagery, complemented by satellite images, whenever needed. A common, calibrated digital video camera, connected to a Brazilian Navy Esquilo UH- 12 helicopter, was used to obtain video images from the port of Rio Grande, state of Rio Grande do Sul. Those images, after being orthorectified, were gathered in a orthomosaic. A contour was generated based on the orthomosaic, complemented by an image resulting from merging SPOT-HRV panchromatic sensor data to the orthomosaic itself. Visual terrain changes detection has been conducted, in order to evaluate Brazilian Navy's nautical chart 2101 need for contour updating. The process used so far depends on aerial surveys carried out by private companies, which implies in the strict observation of rules and regulations for services contracting by direct, public administration instituitions. The methodology here presented aims to allow the Brazilian Navy to update its nautical charts contours by its own and, should it be adopted, would reduce costs and this task accomplishment time.pt_BR
dc.format.extent121p. : il. alguns color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCartas nauticaspt_BR
dc.subjectProcessamento de imagens - Técnicas digitaispt_BR
dc.subjectGeodesiapt_BR
dc.titleAtualização de contornos em cartografia náutica baseada em imagens de video e dados do sensor HRV-Pancromáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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