Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeucci, Simonept_BR
dc.contributor.advisorBezerra, Rafael Ginane, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorSoldan, Tabata Larissapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-14T15:47:14Z
dc.date.available2020-02-14T15:47:14Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40943
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Simone Meuccipt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Rafael Ginane Bezerrapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 30/04/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências f.115-117pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Sociologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este texto se insere nas reflexões acerca da disciplina escolar de sociologia. Partindo de trabalhos como de Mário Bispo dos Santos (2002) e Erlando Rêses (2004), que no início dos anos 2000 analisaram, respectivamente, as representações sociais de professores(as) e alunos(as) de escolas públicas da região de Brasília, este estudo propõe através de um estudo de caso, compreender como os(as) alunos(as) de uma escola pública da periferia da cidade de Curitiba interpretam a sociologia escolar. Para isso realizou-se uma pesquisa empírica e recorreu-se a observações sistemáticas das aulas de uma professora de sociologia nos três anos do ensino médio. A categoria de análise, portanto, são as representações sociais, entendendo que ao buscar compreendê-la deve-se levar em conta principalmente a prática e a interação dos agentes. Por isso em campo, através de observação participante, focou-se nos processos de interação em sala de aula, quais sejam: os comportamentos assumidos pelos(as) alunos(as) durante as aulas de sociologia, a postura da professora em relação à natureza da sociologia e o modo como transmitia o conhecimento sociológico. Um dos pressupostos deste trabalho, inspirado em estudos anteriores, era de que os(as) alunos(as) representariam a sociologia como uma disciplina dedicada à 'educação cidadã', mais 'normatizadora' e menos científica, sem forte relação com o campo acadêmico de referência. No entanto, no momento das entrevistas em grupo focal, os(as) alunos(as) demonstraram reconhecer que a sociologia possuía o mesmo estatuto das outras disciplinas escolares. Portanto, ao final procurou-se responder como os(as) alunos(as) chegaram a essa representação social sobre a disciplina neste contexto escolar. Constatou-se, dentre outras coisas, que a construção das representações sociais, principalmente dos(as) alunos(as), é influenciada pela figura do professor somada à organização da rotina escolar. Palavras-chaves: Sociologia escolar. Representações sociais. Observação participante.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This text is inserted in the reflections about school discipline of sociology. Starting work as Mario Bispo dos Santos (2002) and Erlando Rêses (2004), which in the early 2000s analyzed, respectively, the social representations of teachers and public school students from Brasília region, this study proposes using a case study, understand how students of a public school on the outskirts of the city of Curitiba interpret the school sociology. For this there was a empirical research and is resorted to systematic observations of classes a sociology professor in the three years of high school. The category of analysis, therefore, are the social representations, understanding that in seeking to understand it must be taken into account mainly the practice and the interaction of agents. So on, through participant observation, focus is on the interaction processes in the classroom, namely: behavior made by students during the sociology classes, the position of teacher in the nature of sociology and how transmitted sociological knowledge. One of the assumptions of this work, inspired by previous studies, was that students represent sociology as a discipline dedicated to 'citizenship education', more 'normative' and less scientific, without strong relationship with the academic field reference. However, at the time of the interviews focus group, students demonstrated recognize that sociology had the same status as other school subjects. So at the end we tried to respond as students reached that social representation of discipline within the school context. It found, among other things, that the construction of social representations, especially students, is influenced by the teacher figure added to the organization of school routine. Keywords: school Sociology. Social representations. Participant observation.pt_BR
dc.format.extent125 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectSociologia - Representações sociaispt_BR
dc.subjectSociologia educacional - Ensino médiopt_BR
dc.subjectSujeito - Sociologiapt_BR
dc.titleA construção de um saber que se dá em interação : uma análise de representações sociais da sociologia escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples