Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor : fatores de risco e intervenção precoce nos centros de educação infantil

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Data
2014Autor
Valiati, Marcia Regina Machado Santos
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Resumo: Introdução: O atendimento voltado para a primeira infância há muito tempo ganhou projeção em todas as discussões sobre saúde e educação. A criança é reconhecida por seus direitos e necessidades específicas. Nos primeiros anos, desenvolve-se gradativa e rapidamente, adquirindo habilidades que lhe permitirão oportunidades de aprendizagem e interação com o mundo que a cerca. Para que o desenvolvimento e o crescimento aconteçam de forma satisfatória, são necessárias condições básicas, sustentadas em três pilares: a) saúde, proteção e segurança; b) oportunidades de aprendizagem adequadas e; c) interações positivas. A qualidade do desenvolvimento na primeira infância tem influência nos resultados e na saúde na vida adulta. Aos profissionais cabe o empenho no conhecimento e entendimento aprofundado do desenvolvimento infantil e suas intercorrências. As escolas de educação infantil são um lócus de observação do comportamento e desempenho da criança, identificando e possibilitando a prevenção e a intervenção nas que são consideradas de risco. Objetivos: Identificar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 3 a 42 meses, fatores de risco psicossociais e biológicos associados e avaliar a importância do conhecimento por parte dos educadores das fases de desenvolvimento para ações preventivas no momento da estimulação na primeira infância. Métodos: Estudo quase-experimental, prospectivo, realizado em nove Centros Municipais de Educação Infantil, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Hospital de Clínicas - Universidade Federal do Paraná e pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Os responsáveis pelas crianças foram entrevistados, respondendo a um questionário semiestruturado acerca das características socioeconômicas da família e das condições de nascimento e desenvolvimento de seus filhos. Os educadores participaram respondendo a outro questionário semiestruturado, visando obter informações sobre o conhecimento em relação ao desenvolvimento infantil e sobre a possibilidade de conseguirem detectar sinais de atrasos no desenvolvimento. As crianças foram avaliadas e reavaliadas através da "Escala de Desenvolvimento Infantil de Bayley III - Test Screening", nos domínios cognitivo, da linguagem (expressiva e receptiva) e motor (fino e grosso). A amostra foi composta por 343 crianças de ambos os sexos, com condições socioeconômicas familiares semelhantes e mesmo padrão de assistência do Centro de Educação Infantil em relação ao currículo pedagógico, à dieta e à assistência à saúde. As educadoras participaram de treinamento e os pais participaram de palestras sobre o desenvolvimento infantil. Resultados: Das 343 crianças avaliadas, registrou-se desempenho abaixo do esperado, primeiramente nas habilidades da comunicação expressiva, seguidas pela comunicação receptiva, motora fina, motora grossa e, por último, na cognitiva. Após intervalo de, no mínimo seis meses, foram reavaliadas 313 (91,2%) crianças, sendo que 18,2% delas, consideradas competentes, passaram para alerta e/ou risco; as demais se mantiveram na mesma classificação. Não foi observada diferença expressiva quanto ao sexo. Na análise multivariada, os fatores de risco biológicos foram apontados com maior associação à suspeita de atraso. Os fatores de risco socioambientais não foram estatisticamente relevantes. A maioria dos educadores participantes possuía nível de escolaridade compatível ao exigido e treinamento constante, porém, não mostraram conhecimento sobre as fases do desenvolvimento nem possibilidade de identificar sinais de atraso no desenvolvimento. Conclusão: Observou-se predomínio de desempenho neuropsicomotor abaixo do esperado, especialmente na habilidade de comunicação expresssiva avaliado pela Escala de Desenvolvimento Infantil de Bayley III - Screening Test nas crianças de 3 a 42 meses frequentadoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Curitiba. Os fatores de risco biológicos foram identificados com maior associação ao atraso neuropsicomotor. Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Atenção Primária à Saúde; Triagem. Educação Infantil e Creches; Atraso no Desenvolvimento; Fatores de Risco; Vigilância do Desenvolvimento Infantil. Abstract: Introduction: For a long time now early childhood care has taken prominence in all discussions on health and education. Children are recognized for their rights and specific needs. In their early years, they develop gradually and quickly, acquiring skills that will give them opportunities to learn and interact with the world around them. For their development and growth to occur satisfactorily, basic conditions supported by three pillars are necessary: a) health, safety and security; b) adequate opportunities for learning; c) positive interactions. The quality of early childhood development will have an effect on the outcome and health in adulthood. It is the professional's responsibility to have a deep understanding of child development and its complications. Preschools are a locus for observation of child behaviour and performance, identifying and facilitating the prevention and intervention of children at risk. Objectives: To identify delays in psychomotor development in children from 3 to 42 months, also of associated psychosocial and biological risk factors; as well as to evaluate the importance of educators knowledge on the different phases of development and for preventive actions at the time of stimulation in infancy. Methods: An experimental and prospective study was conducted in nine different Municipal Childhood Education centres (CMEI), approved by the Ethics Committee on Human Research of the Clinical Hospital - Federal University of Paraná and the Department of Education of the State of Paraná. Parents or Carers were interviewed, answering a semi-structured questionnaire about family characteristics, socioeconomic conditions and also the situation of birth and development of their children. Educators participated through answering a structured questionnaire to obtain information about their knowledge in relation to child development and the possibility of identifying signs of developmental delays. The children were evaluated and re-evaluated through the "Scales of Infant Development Bayley III - Screening Test" in the cognitive, language (receptive and expressive) and motor skills (fine and gross). The sample consisted of 343 children of both sexes, with similar family socioeconomic conditions and attending schools which had the same pedagogical curriculum, diet and health care. The educators attended training and parents attended lectures on child development. Results: Out of the 343 children assessed, there were incidences of performance below expected, primarily in the expressive communication skills, followed by receptive communication, fine motor, gross motor skills, and finally, cognitive. After an interval of at least six months, 313 (91.2%) children were reassessed, 18.2% of them were considered competent and moved to alert and / or risk; the others remained in the same classification. No significant difference was observed regarding sex. In multivariate analysis, the biological risk factors were mentioned in association with some suspected delay. The socio-environmental risk factors were not statistically significant. Most participants had education compatible to the required level of training and ongoing training. However, they showed no knowledge regarding the stages of development or ability to identify signs of developmental delay. Conclusion: There was a predominance of psychomotor performance below expectations, especially in expressive communication skills assessed by Scales of Infant Development Bayley III - Screening Test in children from 3 to 42 months attending the Municipal Childhood Education Centres (CMEI), in Curitiba city. The biological risk factors were identified with greater association with psychomotor delay. A simplified tool was designed to facilitate and optimize the monitoring of child development. Keywords: Child Development; Health Care; Screening; Early Childhood Education and Care; Developmental Delay; Risk Factors; Monitoring Child Development.
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